Folha de S. Paulo


Indisciplinado e invicto, Brasil joga por vaga na final e artilheira no Mundial de handebol

A seleção brasileira entra em quadra hoje, às 17h45 (de Brasília), para ir à final do Mundial de handebol na Sérvia, como a melhor entre as equipes semifinalistas.

Após sete jogos, as brasileiras são as únicas invictas da competição –sete vitórias.

A rival Dinamarca perdeu dois jogos, um contra o Brasil (23 a 18) e outro para a Sérvia, ambos na fase de grupos.

Mas o discurso não é de favoritismo contra as dinamarquesas, que têm três ouros olímpicos (1996, 2000 e 2004) e um mundial (1997).

Quem diz isso é o próprio treinador do Brasil, o dinamarquês Morten Soubak, que volta a enfrentar seu país.

"O resultado do nosso primeiro jogo aqui não significa mais nada. E o fato de eu ser dinamarquês não quer dizer muito, pois cada um vai seguir a sua filosofia", afirmou.

Na outra semifinal está a Sérvia, que perdeu apenas para o Brasil na primeira fase (25 a 23). Rival das donas da casa, a Polônia já foi derrotada duas vezes no torneio (por Noruega e Espanha).

O Brasil também tem a seleção mais indisciplinada dentre as 24 do Mundial. Já recebeu 22 cartões amarelos (advertência) e 41 vezes uma brasileira deixou a quadra devido a uma suspensão de dois minutos. A segunda equipe mais indisciplinada é a Holanda, com 18 amarelos e 29 suspensões de dois minutos.

ARTILHARIA

A seleção também tem boas chances de ter a artilheira do Mundial: a ponta direita Alexandra Nascimento.

Eleita a melhor jogadora do mundo no início deste ano, Alê já foi artilheira do Mundial de 2011 (57 gols) e escolhida para o Time dos Sonhos da Olimpíada de 2012.

No Mundial da Sérvia, ela tem 41 gols e é a quinta goleadora do torneio no momento.

A vantagem da brasileira é ainda ter duas partidas para jogar, enquanto as rivais a sua frente já foram eliminadas. A alemã Susann Müller lidera a lista com 50 gols.

"Sempre procurei ajudar a equipe sem pensar nas minhas marcas. Até agora deu certo. Não adianta ser artilheira e não chegar às finais", disse Alê antes do Mundial.

Com a seleção, ela foi quinta colocada no último Mundial e sexta na Olimpíada.

NA TV
Brasil x Dinamarca
Às 17h45, Esporte Interativo


Endereço da página:

Links no texto: