Folha de S. Paulo


Mídia internacional repercute salvação do Flu e queda da Lusa

Sites de publicações estrangeiras noticiaram a permanência do Fluminense na Série A do Campeonato Brasileiro e o rebaixamento da Portuguesa, após o julgamento do STJD nesta segunda-feira.

"Fluminense segura manutenção graças a castigo da Portuguesa", informou 'A Bola', de Portugal.

"Portuguesa de Desportos despromovida", noticiou o 'Diário de Notícias', também luso. "Oito dias após o fim do Campeonato Brasileiro, a tabela classificativa sofreu uma alteração", explicou.

Seu compatriota 'O Jogo' destacou o caso entre suas três manchetes.

Reprodução/O Jogo

"Fluminense salva-se da descida", anunciou o português 'Record', referindo-se a "uma decisão muito polêmica".

"A formação carioca consegue assim, pela terceira vez na sua história, salvar-se de uma descida imposta em campo. Primeiro em 1996 e, depois, numa situação incrível, em 1999. Nessa última situação saltou da Série C para a Série... A", lembrou.

O diário esportivo 'Olé', da Argentina, deu o título de "Acesso de escritório" à reportagem, que citou a comemoração de torcedores tricolores nas ruas.

"Fluminense se safou do descenso com seus advogados", assim começou o texto. "A situação já era incrível. O Fluminense, campeão em 2012, caiu em 2013 após um péssimo Brasileirão. Mas agora a história passa ao ridículo", criticou. "A medida teve muitíssima polêmica em todo o Brasil", acrescentou.

O site do jornal 'Marca', de Madri, afirmou que o STJD "salvou o Fluminense do rebaixamento à segunda divisão após sancionar a Portuguesa com a perda de quatro pontos". Ainda disse que o time tricolor "evita um descenso que seria histórico após começar o campeonato como campeão vigente".

Também contou que, em frente à sede do STJD, torcedores dos dois clubes se juntaram para se manifestar.

"Fluminense salvo", titulou a nota do 'L'Équipe', da França.

"Rebaixado esportivamente, o Fluminense vai finalmente ficar na primeira divisão brasileira. Como efeito, a Portuguesa, que havia terminado como 12º, com dois pontos à frente do Flu, recebeu uma pena de quatro pontos", escreveu.


Endereço da página:

Links no texto: