Folha de S. Paulo


Se a Portuguesa cair, gerará desconfiança para a Copa, diz advogado do clube

O advogado João Zanforlin, da Portuguesa, afirmou nesta segunda-feira que a imagem do futebol brasileiro vai ser afetada se o clube do Canindé cair para a segunda divisão em uma decisão fora de campo.

A partir das 17h desta segunda-feira, ele defenderá a Portuguesa no julgamento da escalação irregular do meia Héverton no empate de 0 a 0 contra o Grêmio.

Zanforlin lembrou que muitos jogadores em campo choraram com o rebaixamento após as partidas da última rodada do Campeonato Brasileiro, e outros comemoram a continuidade na primeira divisão.

Só que esses sentimentos dos atletas podem se inverterem com um julgamento no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), o que faria o Brasil perder credibilidade em um momento em que se prepara para receber a Copa.

"Estamos perto de uma Copa do Mundo e se não for mantido o resultado de campo vai ficar muito feio para o futebol brasileiro e total desconfiança na realização da Copa", disse Zanforlin para a Sportv.

Héverton foi expulso contra o Bahia e cumpriu suspensão automática diante da Ponte Preta. Só que o jogador recebeu uma outra punição, em um julgamento na sexta-feira anterior ao jogo do Grêmio, no domingo, suspendendo o meia por mais uma partida, o que o impediria de atuar. Mas ele entrou aos 32 min do segundo tempo.

Caso seja condenada, a equipe perderá quatro pontos na classificação final da Série A de 2013 e acabará rebaixada. Isso beneficiará o Fluminense, que escapará da degola.


Endereço da página: