Folha de S. Paulo


Atlético-PR e Vasco recebem punição 'inédita' por briga de torcedores

A 4ª Comissão Disciplinar do STJD vai obrigar Atlético-PR e Vasco a jogarem com portões fechados no próximo ano. O clube de Curitiba cumprirá seis partidas de pena, já o time carioca terá que atuar sem presença de torcedores em quatro jogos.

Além de jogar com portões fechados, a equipe paranaense perdeu o mando de campo de outras seis partidas, e o Vasco de mais quatro. Esses duelos terão que ocorrer a, pelo menos, 100 km da sede dos clubes.

As punições foram anunciadas na tarde desta sexta-feira, no centro do Rio.

Os auditores julgaram o processo envolvendo a briga dos torcedores dos dois times em Joinville, domingo passado, pela última rodada do Campeonato Brasileiro.

Geraldo Bubniak-8.dez.2013/Fotoarena/Folhapress
Torcedores de Atlético-PR e Vasco brigam na Arena Joinville (SC), no último domingo
Torcedores de Atlético-PR e Vasco brigam na Arena Joinville (SC), no último domingo

"É uma pena inédita para fatos inéditos. É uma sanção justa para os clubes, que são responsáveis pela violência de seus torcedores. O objetivo é dar um basta na barbárie", disse o presidente da 4ª Comissão Disciplinar, Paulo Bracks.

O Atlético-PR também foi punido com uma multa de R$ 140 mil. Já a equipe carioca recebeu multa de R$ 80 mil.

As punições vão ser cumpridas nas competições organizadas pela CBF no próximo ano, como a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro.

O árbitro da partida, Ricardo Marques, e as federações de Santa Catarina e Paraná foram inocentados.

Os dois clubes deverão recorrer da sentença. O caso deverá ser julgado no pleno do STJD no dia 27.

O diretor de futebol atleticano Antonio Lopes achou justa a punição. "Infelizmente o torcedor ordeiro vai ser penalizado, mas não acho injusto, diante daquelas cenas", disse.


Endereço da página:

Links no texto: