Folha de S. Paulo


Dupla campeã olímpica se beija na boca em campanha contra homofobia

Os alemães Jonas Reckermann e Julius Brink, campeões olímpicos no vôlei de praia em Londres-12, foram fotografados e filmados se beijando para uma campanha contra a homofobia da revista "GQ".

Casados com mulheres, os jogadores são dois de uma dezena de astros heterossexuais que a edição alemã da revista masculina utiliza na campanha que prega a tolerância e, em livre tradução do alemão, seria algo como: "Boca a boca - Cavalheiros contra a homofobia".

Reprodução
Jonas Reckermann (dir.) e Julius Brink em reprodução do site da edição alemã da revista
Jonas Reckermann e Julius Brink se beijam em foto publicada no site da edição alemã da revista "GQ"

A dupla conquistou a medalha de ouro na última Olimpíada em final contra os brasileiros Alison e Emanuel.

Em entrevista ao jornal alemão "Spiegel", Brink, 31, e Reckermann, 34, disseram que este foi o primeiro beijo que deram na boca de outro homem.

Sobre a campanha, Reckermann afirmou que considerou um dever usar a imagem da dupla campeã olímpica para um tema tão importante. Brink ainda disse que no vôlei de praia há muita exposição do corpo, portanto, sexualidade exibida em quadra.

Eles também disseram que há muitos homossexuais no vôlei de praia mas sabem que, em outras modalidades, como o futebol, ainda há resistência e os atletas têm medo de se assumir em razão das possíveis reações.

Henning Kaiser/AFP
Em Londres, Julius Brink (esq.) e Jonas Reckermann posam com as medalhas de ouro do vôlei de praia
Em Londres, Julius Brink (esq.) e Jonas Reckermann posam com as medalhas de ouro do vôlei de praia

Endereço da página: