Folha de S. Paulo


Corinthians anuncia a volta de Mano Menezes e busca laterais

O Corinthians anunciou nesta quarta-feira Mano Menezes como o novo técnico. Em entrevista coletiva no centro de treinamento Joaquim Grava, na zona leste da capital paulista, o diretor de futebol Roberto de Andrade oficializou o acerto.

Mano começará seu trabalho no dia 3 de janeiro.

Na mesma entrevista, o dirigente disse que a equipe está atrás dos laterais Rafinha, do Bayern de Munique, e de Uendel, da Ponte Preta. Isto porque o lateral direito Alessandro já anunciou que se aposentou logo depois do final do Campeonato Brasileiro.

MAIS MANO

O técnico volta ao clube no lugar de Tite, que permaneceu como treinador corintiano por três anos e conquistou cinco títulos.

O novo técnico já comandou o planejamento para 2014 opinando em contratações e dispensas, além de definir sua comissão técnica.

Em nota, Mano reconhece que conquistas importantes do clube sob o comando de Tite têm impacto

"É a segunda vez que vou ocupar este cargo e espero poder atender a confiança em mim depositada, mantendo o Corinthians sempre entre os primeiros. Sei que os tempos são outros, mas espero que as vitórias conquistadas nos últimos anos só tenham reforçado o espírito de união que conheci e admirei na minha primeira passagem. Sempre disse, porque acredito muito nisso, que os adversários devem estar do lado de fora do Parque São Jorge e que, quando todos entendemos isso, as chances de sucesso aumentam muito", disse.

"Precisamos responder com resultados e para isso é necessário que cada um faça bem a sua parte. Nossos planos para 2014 serão explicados para todos quando nos apresentarmos. Trabalharemos durante o final de ano para que, de forma organizada, tudo esteja preparado para um bom inicio de temporada. Para evitar especulações e falsas expectativas, ressalto que todas as decisões sobre saída ou chegada de atletas serão tomadas em conjunto com a direção de futebol e sempre comunicadas pelo clube", completou.

PRIMEIRAS CONVERSAS

Mano teve a primeira passagem pelo Corinthians entre 2008 e 2010, quando conquistou os títulos da Série B (2008), Paulista (2009) e Copa do Brasil (2009).

Em julho de 2010 o treinador recebeu convite da CBF para assumir a seleção brasileira e deixou o clube paulista. Mano ficou à frente da equipe do Brasil até novembro de 2012.

A primeira conversa do Corinthians com Mano foi em setembro. A Folha apurou ter sido nesse mês que o presidente Mario Gobbi telefonou pela primeira vez ao treinador, quando este ainda estava no Flamengo.

Outros nomes foram sugeridos, como Oswaldo de Oliveira e Abel Braga, mas o dirigente decidiu sozinho que a melhor alternativa era recontratar o treinador campeão paulista e da Copa do Brasil de 2009. Ele se demitiu do Flamengo carioca em 19 de setembro.

Tite descobriu a mudança por terceiros, não pela diretoria corintiana. Foi informado oficialmente apenas neste mês. Ficou decepcionado. Nem tanto pela decisão em si, mas pela maneira como aconteceu. "Não precisava ser assim", constatou. Também não gostou do vazamento de informações.

Após derrota para o Grêmio pelo Campeonato Brasileiro, em 16 de outubro, Tite esteve bem perto de ser demitido. A queda só não aconteceu porque Paulo André, Fábio Santos e Alessandro intercederam. Na conversa privada entre os dirigentes, a dúvida já era o melhor momento para anunciar que Mano estava contratado.

Com Lancepress


Endereço da página:

Links no texto: