Folha de S. Paulo


Atlético-MG é o único time 100% nacional no Mundial de Clubes

O Atlético-MG que vai lutar pelo título inédito do Mundial de Clubes é o único time da competição a contar apenas com jogadores nascidos em seu próprio país. Dos 23 atletas inscritos no torneio pelo técnico Cuca, todos são brasileiros.

A competição, que será disputada pela primeira vez no Marrocos, começa nesta quarta-feira, com a partida entre Raja Casablanca, do próprio Marrocos, e Auckland City, da Nova Zelândia.

O Atlético-MG poderia ter o meia argentino Dátolo no Mundial, mas ele não foi incluído na lista, já que foi contratado após o fim do prazo estipulado pela Fifa.

Das sete equipes que vão participar do Mundial, a que mais se aproxima de ter um outro elenco 100% nacional é o Al Ahly, do Egito, que conta com 22 jogadores egípcios e um da Mauritânia. No Bayern de Munique, dos 23 convocados, 11 são nascidos na Alemanha.

No ano passado, o Corinthians foi campeão com dois estrangeiros em seu elenco: o meia argentino Juan Martinez e o atacante peruano Paolo Guerrero, que fez o gol do título na final disputada contra o Chelsea, no Japão.

Na edição 2013 do Mundial, o Brasil é o país com mais jogadores: 28. Além dos 23 do Atlético-MG, o país será representado também por Dante e Rafinha, do Bayern de Munique, Lucas Silva, do Monterrey, do México, e Elkeson e Muriqui, do Guangzhou, da China.

A segunda nação com mais jogadores na competição é o Egito, com 22, seguido por Marrocos (19), China (18), México (17) e Alemanha (11).

O Atlético-MG estreia na competição no dia 18 de dezembro. O time mineiro está na mesma chave do Monterrey, que encara nas quartas de final o vencedor do duelo entre o Raja Casablanca (time da casa) e o Auckland City (campeão da Oceania).

A competição acontece entre os dias 11 e 21 de dezembro nas cidades de Agadir e Marrakesh, no Marrocos.

Reprodução/Instagram/rever_5
Delegação do Atlético-MG na chegada ao hotel no Marrocos
Delegação do Atlético-MG na chegada ao hotel no Marrocos

Endereço da página:

Links no texto: