Folha de S. Paulo


Atlético-PR pode ser punido e jogar 20 partidas com portões fechados

O Atlético-PR poderá ser obrigado a jogar com os portões fechados por 20 partidas por causa da briga entre os torcedores do clube e do Vasco domingo em Joinville.

Já o Vasco corre o risco de ser punido com dez partidas sem torcedores no estádio.

No início da noite desta segunda-feira, a Procuradoria do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) ofereceu denúncia contra os dois clubes.

O árbitro Ricardo Marques Ribeiro, que, segundo os procuradores, não deveria "sequer iniciar a partida", poderá ser suspenso por 90 dias.

O caso deverá ser julgado na primeira instância do tribunal esportivo ainda neste semana. A sessão deverá ser marcada para sexta-feira.

Na denúncia, os procuradores Paulo Schmitt e Rafael Fioravante Vanzin alegam que a punição pretende preservar "o espetáculo, dos torcedores de bem e das famílias brasileiras que têm o direito de apreciar os jogos com segurança e comodidade".

No documento, eles pedem "não só a perda do mando de campo de ambas as equipes denunciadas, mas também a realização de partidas à portões fechados, visto que, mesmo estando a mais de 100 quilômetros de suas sedes, seus aficionados foram capazes de gerar desordens de elevada gravidade".

A partida foi realizada em Joinville porque o Atlético-PR já havia sido punido recentemente pelo STJD por causa de uma briga envolvendo os seus torcedores.

De acordo com os procuradores, "está é a única medida a curto prazo, no caso concreto, frise-se, que coibirá integralmente a violência nos estádios e a ausência de torcedores mal intencionados".

Já as federações catarinense e paranaense também foram indicadas e correr risco de pagar uma multa de até R$ 100 mil.

Vídeo


Endereço da página:

Links no texto: