Folha de S. Paulo


Ministro do Esporte cobra esforço conjunto para combater a violência nos estádios

Em uma visita ao Itaquerão, estádio que receberá a partida de abertura da Copa, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, comentou a briga entre torcedores no jogo entre Atlético-PR e Vasco, no domingo, em Joinville (SC).

A partida estava no 17º minuto do primeiro tempo quando torcedores entraram em conflito na arquibancada.

A segurança era privada e não evitou o confronto. Policiais só chegaram à arquibancada depois que a confusão estava gerada.

"É preciso um esforço conjunto principalmente entre Ministério Público e Polícia Militar para definir a atuação nos estádios", disse Rebelo.

Vídeo

Ele falou que, apesar de o evento ser privado, o Poder Público precisa estar atento.

"A responsabilidade é de quem organiza o campeonato. Mas o Mistério do Esporte tem que mostrar a todos que a compreensão em relação ao tema [da violência] tem que ser única", disse.

Ele declarou que a presença de policiais nas arquibancadas precisa ser debatida.

"A ausência de policiais, se não estimula a violência, facilita para atrair vândalos", afirmou o ministro.

Na avaliação do ministro foram feitas poucas prisões. Apenas três torcedores do Vasco e três do Atlético-PR foram detidos. A polícia procura outros envolvidos.

Depois do jogo, membros dos ministérios conversaram com outras autoridades que querem acelerar a instalação de uma delegacia especial do torcedor.

Nesta segunda-feira, a presidente Dilma Rousseff já tinha afirmado que acha ser necessária a criação dessa delegacia especial, a presença da polícia nos estádios e a prisão em flagrante em caso de violência.


Endereço da página:

Links no texto: