Folha de S. Paulo


Atlético-PR e Vasco podem perder 10 mandos por briga; árbitro também corre risco

Após verem suas torcidas entrar em conflito durante a partida deste domingo, Atlético-PR e Vasco podem perder até dez mandos de campo no Campeonato Brasileiro de 2014.

Segundo o procurador-geral do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), Paulo Schmitt, os dois clubes serão denunciados artigo 213 do CBJD, que prevê a perda de até dez mandos e multa máxima de 100 mil, pelo confronto nas arquibancadas da Arena Joinville, que mandou quatro pessoas para o hospital.

Schmitt disse ainda que irá solicitar que Atlético-PR e Vasco cumpram a pena jogando com portões fechados. Esse tipo de punição, inexistente no regulamento deste ano, que previa apenas partidas a 100 km da sede do clube punido, voltará a ser aplicado na próxima temporada.

"Vamos insistir nisso devido à gravidade do caso. Não só para os dois, mas para todos que ficaram com penas pendentes", afirmou, por telefone, à Folha.

A Procuradoria promete ainda estudar se o árbitro Ricardo Marques Ribeiro acertou ao permitir que a partida continuasse depois de uma hora e 15 minutos de paralisação em virtude da briga entre torcedores. O juiz pode ser indicado caso seja caracterizado que ele teve um comportamento negligente.

"Eu, vendo do lado de fora, achava preocupante continuar a partida. Vamos analisar o caso, mas podemos responsabilizar a arbitragem."

Caso optasse pelo encerramento da partida, o juiz estaria amparado por regulamento a decretar o Atlético-PR culpado pela falta de segurança e a vitória por 3 a 0 para o Vasco, resultado que livraria o time carioca do rebaixamento.

A goleada por 5 a 1 do time paranaense decretou sua classificação para a próxima edição da Libertadores e a queda vascaína.


Endereço da página:

Links no texto: