Folha de S. Paulo


Corinthians se despede de Tite com derrota para lanterna

O técnico Tite e o lateral direito Alessandro não tiveram a despedida que esperavam no Corinthians. Neste sábado, a equipe paulista perdeu para o rebaixado Náutico por 1 a 0, na última rodada do Campeonato Brasileiro.

O treinador não terá o seu contrato renovado com o clube para 2014 e o jogador vai se aposentar dos gramados.

Tite comanda a equipe desde outubro de 2010 e obteve cinco títulos. Alessandro, de 34 anos, jogou por seis no clube e conquistou oito títulos.

O Corinthians encerra sua participação no Campeonato Brasileiro com 50 pontos. Está em décimo, mas ainda pode ser ultrapassado com os outros jogos da rodada. O Náutico vai para a Série B como a lanterna do campeonato com 20 pontos.

Na próxima semana, o clube do parque São Jorge deve anunciar o técnico para a próxima temporada, Mano Menezes.

Vídeo

JOGO

Na Arena Pernambuco, o Náutico vinha de uma sequência de 12 derrotas consecutivas no torneio. É o pior ataque do torneio com 22 gols, mas o marcado por Derley nesta noite foi o suficiente para a vitória.

Tite escalou um time misto, pois o clube já deu férias para alguns jogadores titulares. Alexandre Pato recebeu a oportunidade de começar jogando, mas não participou muito.

O Náutico encontrou dificuldades na troca se passes e não conseguia concluir os lances, quase não finalizou.

O Corinthians jogou no campo de ataque a maior parte do tempo e criou bons lances. A equipe paulista rondou a área do Náutico buscando espaços para abrir o placar.

Tite orientou bastante o time durante o primeiro tempo e reclamou quando as jogadas não davam certo.

Do outro lado, Marcelo Martelotte, técnico do Náutico, teve que mexer no seu time logo aos 5 min. Tiago Real se lesionou e deu lugar à Túlio.

Os dois melhores lances dos corintianos foram de Romarinho e Alexandre Pato.

Aos 22 min, Edenílson cruzou pela direita e Pato cabeceou para fora. A bola passou perto da trave esquerda do goleiro Ricardo Berna.

Romarinho recebeu passe de Alessandro aos 29 min pela esquerda e finalizou forte, mandando por cima do gol.

Na segunda etapa, o Náutico melhorou e marcou o gol da vitória aos 6 min. Morales levantou pela direita e Derley apareceu livre na pequena área para mandar a bola para a rede.

Atrás no placar, o Corinthians não criou nenhuma jogada clara de gol. A equipe da casa equilibrou a posse de bola e se fechou defensivamente, para fechar o campeonato com vitória.

Tite fez as três alterações: tirou Ralf, Danilo e Edenílson para as entradas de Ibson, Diego Macedo e o chinês Zizao.

Martelotte também mexeu, substituindo Túlio por Dadá e Morales por Gideão. O goleiro reserva precisou entrar em campo já que Ricardo Berna foi expulso. Ele levou o primeiro cartão amarelo por retardar uma cobrança de tiro de meta e o segundo por aplaudir a atitude do árbitro.

O Náutico, nos minutos finais, estava com todos os seus jogadores do campo defensivo. O Corinthians pressionou buscando empate e o time da casa se fechou de todas as maneiras.

Aos 41 min, Gideão salvou o time da casa. Diego Macedo cobrou falta pela direita, Guilherme cabeceou e o goleiro reserva deu um tapa na bola, evitando o empate.


Endereço da página:

Links no texto: