Folha de S. Paulo


Bahia carimba faixa do Cruzeiro e decreta queda de um carioca à Série B

Com um gol aos 44min do segundo tempo, o Bahia venceu o Cruzeiro por 2 a 1 em jogo marcado pela entrega do troféu ao time mineiro pelo título nacional deste ano.

O tento salvador de Anderson Talisca livrou a equipe baiana matematicamente da zona do rebaixamento e, somado às vitórias de Criciúma, Portuguesa e Coritiba no mesmo dia, decretou a queda de ao menos um time carioca à Série B do ano que vem.

Isso porque mesmo se vencerem seus jogos na última rodada, no próximo domingo, Vasco ou Fluminense levarão desvantagem nos critérios de desempate contra os adversários diretos na tabela.

Neste domingo, mesmo jogando contra um adversário muito mais frágil e já rebaixado, o Vasco teve muitas dificuldades para vencer o Náutico por 2 a 0.

Veja vídeo

O gol, feito pelo atacante Edmílson logo aos quatro minutos de jogo, não evitou o nervosismo do time carioca durante toda a partida, que contou com presença maciça da torcida vascaína no Maracanã. Somente no final do confronto, com um gol de Bernardo, o alívio veio ao time do técnico Adilson Batista.

O resultado, porém, não tirou a equipe da zona da degola. O time chegou à 17ª colocação, com 44 pontos, e superou apenas o rival Fluminense na tabela, que ficou com 43.

Mesmo assim, a equipe de São Januário manteve chances de permanecer na Série A. Para isso, precisa vencer o Atlético-PR, fora de casa, no próximo domingo, e torcer contra Coritiba e Criciúma.

A situação do Fluminense é ainda mais complicada, já que ficará na elite do futebol brasileiro somente se Coritiba e Vasco não vencerem na rodada derradeira e ele derrotar o Bahia, longe de casa.

O Coritiba joga por uma vitória sobre o São Paulo para comemorar a permanência. Criciúma e Portuguesa, para não precisarem dos critérios de desempate, necessitam de apenas um empate. No entanto, mesmo se perderem, podem ficar na Série A.

O Internacional também tem chances remotas de ser rebaixado. Se perder para a Ponte e os concorrentes vencerem, o time gaúcho, mesmo com 47 pontos, pode terminar a última rodada entre os quatro últimos.


Endereço da página:

Links no texto: