Folha de S. Paulo


Série B do Brasileiro define últimas vagas de acesso e rebaixamento

Em meio à polêmica envolvendo o Bragantino, que não vai usar alguns jogadores considerados titulares no confronto contra o Figueirense, a Série B define nste sábado o último time que estará na elite do futebol brasileiro em 2014.

A briga está entre Ceará, Icasa e o quarto colocado Figueirense, que enfrenta o próprio Bragantino, fora de casa. Palmeiras, Chapecoense e Sport já conquistaram o acesso.

A controvérsia surgiu quinta-feira, quando o zagueiro Álvaro, 36, ex-São Paulo e atualmente no Bragantino, disse que o presidente do clube, Marquinho Chedid, afastou seis jogadores do confronto contra a equipe catarinense.

"Na verdade eu tenho vontade de jogar. E vou jogar e vou brigar para jogar. Mas eu não sou dono do Bragantino. O presidente acabou criando uma situação de retirar seis jogadores que eram titulares absolutos. Podemos deduzir, mas não sabemos o motivo que ele nos tirou. Você só pode ter certeza se tem prova", afirmou em entrevista à rádio "Futebol Interior".

Na quinta-feira, o site do Bragantino informou que Álvaro e o atacante Lincom estavam no departamento médico.

"Não vou jogar porque o presidente me deu férias. Por que meu deu férias? Não sei, não sei explicar", rebateu o zagueiro.

O presidente do time de Bragança Paulista, Marco Antônio Nassif Abi Chedid, afirmou que vai poupar jogadores em virtude do planejamento para 2014.

"Já estava programado que iríamos antecipar as férias de alguns jogadores quando o clube não corresse mais risco de rebaixamento. É uma atitude de praxe no futebol. Estamos iniciando a preparação para o Campeonato Paulista", disse.

Wander Carmo-19.out.2013/Divulgação/Vipcomm
Lance da partida entre Bragantino e Palmeiras, pela Série B
Lance da partida entre Bragantino e Palmeiras, pela Série B

Ceará e Icasa, outros times que estão na briga pelo acesso, prometem avaliar a situação.

"Ficamos surpresos e queremos que os fatos sejam apurados. O nosso departamento jurídico vai pedir para o STJD [Superior Tribunal de Justiça Desportiva] analisar o caso. Esperamos que não ocorra marmelada", disse Fred Gomes, diretor executivo do time de Juazeiro do Norte.

"Esperamos que o jogo seja limpo. Cogitamos pedir ajuda para o Bom Senso. Mas vamos avaliar tudo em reunião com o nosso departamento jurídico", disse o presidente do Ceará, Evandro Leitão.

O procurador do STJD, Paulo Schmidt, afirmou que recebeu um documento da federação cearense e vai avaliar a situação.

Quarto colocado com 59 pontos --mesma pontuação dos rivais cearenses--, o Figueirense depende de uma vitória simples para conquistar o acesso.

Adversário do Paraná, o Icasa precisa do triunfo e de um tropeço do time catarinense. Em pior situação está o Ceará, que tem que ganhar o seu jogo contra o Joinville e ver os rivais não vencerem na rodada.

REBAIXAMENTO

Se a briga pelo acesso envolve três times, a luta para fugir da degola, também. Paysandu, Atlético-GO e Guaratinguetá são os clubes que correm risco.

Fora da zona de rebaixamento com 41 pontos, o Guaratinguetá visita os atleticanos, que possuem a mesma pontuação, e necessita de um triunfo para escapar da queda.

Já o Paysandu tem uma tarefa bem mais árdua: precisa vencer o Sport fora de casa e torcer para os rivais empatarem, além de tirar uma diferença de cinco gols no saldo.

ASA e São Caetano já estão rebaixados.

Todos os jogos de sábado serão às 16h20 (de Brasília).


Endereço da página:

Links no texto: