Folha de S. Paulo


Chelsea perde na Suíça com gol de egípcio, mas avança às oitavas da Liga

O Chelsea voltou a perder para o Basel, agora na Suíça, hoje, com um gol do egípcio Mohamed Salah aos 42 min do segundo tempo, mas garantiu uma vaga nas oitavas de final da Liga dos Campeões.

No primeiro confronto entre os times, o time suíço também levou a melhor e venceu o Chelsea por 2 a 1, em Londres.

David Luiz, recuperando-se de uma lesão no joelho, não viajou com a delegação. Outros três brasileiros jogaram pelo Chelsea: Ramires, Willian e Oscar, todos que foram convocados na última lista do técnico da seleção, Luiz Felipe Scolari. Assim como o restante do time, eles não tiveram uma boa atuação. Sumido em campo, Oscar foi substituído por Hazard aos 10 min do segundo tempo.

Apesar da derrota, os ingleses, com nove pontos, continuam na liderança da chave e garantiram um lugar na próxima fase. Já os suíços chegaram aos oito pontos e pularam para a segunda colocação --à frente do alemão Schalke (sete) e do Steua Bucareste (três), que empataram sem gols nesta terça-feira.

Mohamed Salah definiu o placar nos últimos minutos da partida, depois que recebeu um belo lançamento de Schär, invadiu a área em velocidade pela esquerda e chutou no canto direito, sem chance de defesa para Petr Cech.

Apática e bem marcada, a equipe de Mourinho não criou nenhum problema para o goleiro Sommer, mero coadjuvante no duelo.

A definição do segundo classificado do Grupo E sairá no dia 11 de dezembro. O Chelsea irá receber o Steua Bucareste em casa enquanto o Basel visita o Schalke, na Alemanha.

O JOGO

O Basel mandou no jogo durante todo o primeiro tempo e colocou Petr Cech para trabalhar. Aos 12 min, Frei chutou sem muita força, e o goleiro do Chelsea mandou para escanteio.

Após cobrança do tiro de canto, Obi Mikel tirou a bola quase em cima da linha. Pouco depois, aos 16 min, Salah aproveitou bobeada de Ramires e chutou da entrada da área. Cech fez outra boa defesa.

O meio-campista egípcio também assustou aos 23 min, quando ficou livre na maca do pênalti e, num rebote, chutou cara a cara com Cech. No reflexo, o goleiro espalmou.

Bem marcado, o setor criativo do Chelsea não conseguiu criar nenhuma boa jogada. Tanto que Sommer, goleiro do Basel, não foi exigido durante toda a etapa inicial.

Depois do intervalo, o jogo ficou truncado no meio de campo. Oscar, sumido na partida, foi substituído por Hazard aos 10 min do segundo tempo. Mas ele também não conseguiu fazer muita coisa.

Embora tenha equilibrado a partida, o Chelsea não criou problemas para Sommer, mero coadjuvante ao longo dos 90 minutos.

Aos 37 min, em contra-ataque suíço, Schär chutou no gol, e Cech defendeu. Porém, aos 42 min, o goleiro visitante não pôde evitar a derrota inglesa.

Schär lançou Mohamed Salah, que arrancou na esquerda, invadiu a área, chutou cruzado e fez o gol que embolou todo o Grupo E da Liga dos Campeões.


Endereço da página:

Links no texto: