Folha de S. Paulo


Itaquerão faz do Corinthians o mais valioso das Américas

A construção do Itaquerão e os investimentos na equipe de futebol profissional fizeram com que o Corinthians fosse considerado o time de futebol "mais valioso das Américas", de acordo com estudo publicado pela edição mexicana da revista "Forbes".

O estádio, que será inaugurado apenas em janeiro do próximo ano, foi avaliado em US$ 342 milhões (R$ 788,7 milhões). O número significa 58,5% do que a publicação afirma ser o valor total do Corinthians: US$ 584,7 milhões (R$ 1,34 bilhão).

"Não foi utilizada uma fonte específica. Foram usados dados de diferentes lugares, empresas que publicam estudos esportivos", disse Fernando Ferreira, diretor da Pluri, uma das consultorias que tiveram informações analisadas pela "Forbes" para a realização do ranking.

Graças ao Itaquerão, o Corinthians superou o Chivas Guadalajara (MEX), estimado em US$ 328,1 milhões (R$ 756,6 milhões), mesmo após ter assinado, por US$ 100 milhões (R$ 230,6 milhões), contrato de venda de direitos de transmissão com a Univisión.

A emissora vai mostrar os jogos da equipe nos Estados Unidos, ao vivo.

Entre os dez mais valiosos, segundo a "Forbes", o Corinthians é também o time que tem o elenco mais caro.

Usando informações de empresas como Transfermarkt e Sport+Markt, a publicação mexicana considerou que o grupo de jogadores comandados por Tite poderia ser vendido por US$ 74,7 milhões (R$ 172,3 milhões).

Para contratar Alexandre Pato e Renato Augusto, por exemplo, o clube desembolsou, no total, cerca de R$ 51 milhões. Outros brasileiros na relação são o São Paulo (3º), Internacional-RS (5º) e o Flamengo (10º).

Não que o ranking seja unanimidade entre os especialistas em gestão esportiva.

"Sob o ponto de vista do faturamento, nossos clubes são os maiores da América Latina. Mas eu acho estranho contabilizar um estádio que ainda não existe. O Corinthians nem é o único dono (do Itaquerão). É sócio de um fundo. Não creio que isso tenha sido levado em consideração pela 'Forbes' ao fazer este tipo de análise" contestou o consultor Amir Somoggi, que costuma realizar trabalhos de marketing para equipes nacionais.


Endereço da página:

Links no texto: