Folha de S. Paulo


Despedida de Massa e chance de novo recorde de Vettel são as atrações do GP Brasil

Cenário de conquistas históricas, acidentes espetaculares e corridas inesquecíveis, o GP Brasil de F-1 chega neste final de semana a sua 42ª edição, a 32ª em Interlagos.

Da primeira prova disputada no circuito paulistano, em 1972, que não valeu para o Mundial, e foi realizada no traçado original, com 7.960 m, até a corrida do ano passado, que deu a Sebastian Vettel o tricampeonato mundial, parte importante da história da principal categoria do automobilismo foi escrita no asfalto da pista que no domingo, às 14h, recebe a última etapa deste campeonato.

Em 2013, no entanto, pouca coisa estará em disputa, já que Vettel conquistou seu quarto título no GP da Índia. Mas o alemão ainda tem um recorde para igualar neste final de semana: o de mais vitórias numa temporada, de Michael Schumacher, que
em 2004 venceu 13 corridas.

Para Felipe Massa, o GP Brasil marcará o fim de um ciclo. De contrato assinado com a Williams para 2014, o piloto fará sua última corrida pela Ferrari, após oito anos como titular da escuderia.

Se o GP deste domingo não valerá para a decisão do Mundial, nem sempre foi assim. Desde que passou a ser disputado na parte final da temporada da F-1, a partir de 2004, em seis ocasiões o campeão foi definido em São Paulo.

Foi em Interlagos que Fernando Alonso conquistou seus dois títulos, em 2005 e 2006, e onde Kimi Raikkonen surpreendeu a todos ao ficar com o Mundial de 2007.

Foi também o local no qual Lewis Hamilton tirou, na última curva do GP Brasil de 2008, o título de Massa. E onde Jenson Button coroou com a conquista do Mundial com a Brawn GP, em 2009.

Mas não foram apenas as decisões de Mundial que proporcionaram corridas emocionantes em solo brasileiro.

Pelo contrário. Desde suas primeiras edições, as provas no país sempre proporcionaram momentos históricos, como a primeira das duas únicas dobradinhas do país diante de sua torcida, com José Carlos Pace em primeiro e Emerson Fittipaldi em segundo no campeonato de 1975.

Algo que só voltaria a acontecer 11 anos depois, quando Nelson Piquet ganhou o GP Brasil de 1986, desta vez em Jacarepaguá, com Ayrton Senna no segundo lugar.

Das 41 corridas já realizadas no país, a mais marcante foi possivelmente a primeira vitória de Senna em casa. Depois de chegar muito perto em 1990, quando Interlagos voltou a ser sede do GP Brasil, o então piloto da McLaren conseguiu enfim vencer
diante de sua torcida numa apresentação épica em 1991.

Sob chuva e com apenas a sexta marcha em seu carro, Senna cruzou a linha de chegada em primeiro e, com muitas dores, mal foi capaz de levantar seu troféu no pódio.

Dois anos depois, Senna venceu pela última vez em Interlagos e, de novo, protagonizou uma cena inédita. Após cruzar a linha de chegada, bandeira brasileira nas mãos, viu torcedores invadirem a pista, o tirarem de seu carro e o carregarem nos braços.

A chance de nova vitória brasileira neste ano é pequena, mas Massa promete tentar. "Vou tentar estragar a festa do Vettel. Seria fantástico".


Endereço da página:

Links no texto: