Folha de S. Paulo


Vettel vence GP dos EUA e bate recorde de Schumacher

Tetracampeão com antecedência, o piloto alemão Sebastian Vettel, 26, da Red Bull, conquistou neste domingo o GP dos EUA, em Austin, chegou à oitava vitória consecutiva e estabeleceu o novo recorde da F-1.

Na corrida anterior, nos Emirados Árabes, ele igualou as marcas do compatriota Michael Schumacher --estabelecida em 2004-- e do italiano Alberto Ascari --obtida entre 1952 e 1953.

Com 12 triunfos na temporada, Vettel está a um de outro recorde de Schumacher.

O francês Romain Grosjean, da Lotus, chegou em segundo lugar no Circuito das Américas, e o australiano Mark Webber, da Red Bull, completou o pódio.

O espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, terminou na quinta posição. Seu companheiro de equipe, o brasileiro Felipe Massa, completou a prova em 13º, mas subiu uma colocação porque Jean-Eric Vergne, da Toro Rosso, foi punido com 20s e caiu do 12º para o 16º lugar.

Vettel liderou de ponta a ponta. Ele fez uma largada segura e se manteve na ponta. Já Webber, logo na primeira curva, perdeu duas posições, sendo ultrapassado primeiro pelo francês Romain Grosjean e imediatamente depois pelo inglês Lewis Hamilton.

Massa, que partiu da 13ª colocação, perdeu posições na largada, mas se recuperou rapidamente, antes de o safety car ser acionado por causa de uma batida de Adrian Sutil, que tocou em Esteban Gutierrez, rodou na pista e foi parar no muro. O piloto da Foce India abandonou o GP.

Substituindo Kimi Raikkonen na Lotus, o finlandês Heikki Kovalainen caiu da oitava posição para a 12ª.

Massa e Button travaram um duelo particular na pista ao longo da corrida. Em dado momento, Ferrari e McLaren batalhavam em duas vertentes, com Alonso também sendo atacado por Sergio Pérez, companheiro de Button.

Grosjean chegou a liderar a prova, quando Vettel realizou pit stop, mas retornou à segunda colocação depois da ida aos boxes.


Endereço da página:

Links no texto: