Folha de S. Paulo


Esquiva fecha acordo com firma que gerenciou carreira de Ali e está fora de Olimpíada-16

O boxeador brasileiro Esquiva Falcão, prata na Olimpíada de Londres-12 e esperança de mais medalhas, está fora dos Jogos do Rio-16.

Esquiva foi contratado pela empresa americana promotora de boxe Top Rank, que tem no currículo o gerenciamento da carreira de ícones como o ex-campeão dos pesos-pesados Muhammad Ali.

"Sim, fechamos com Esquiva esta semana", confirmou à Folha Todd Duboeff, presidente da firma americana.

Lalo de Almeida/Folhapress
Esquiva Falcão comemora após vencer o britanico Anthony Ogogo na semifinal da Olimpíada de Londres
Esquiva Falcão comemora após vencer o britanico Anthony Ogogo na semifinal da Olimpíada de Londres

A Top Rank também gerenciou, desde o momento em que deixaram o amadorismo, as carreiras de "Sugar" Ray Leonard, Oscar "Golden Boy" De La Hoya e Floyd "Money" Mayweather Jr., tido como o melhor pugilista hoje em dia.

Essa é a especialidade da empresa: contratar lutadores recém-saídos do amadorismo, de preferência com bom currículo em Olimpíadas, e criar uma estratégia de marketing para suas carreiras.

A Top Rank também tem sob contrato o filipino Manny "Pacman" Pacquiao, cuja carreira "decolou" após fechar com a empresa cuja base fica em Las Vegas (EUA).

A negociação com Esquiva foi intermediada pelo advogado norte-americano Stephen Stim, que há mais de dez anos trabalha no Brasil na comercialização de direitos de programações de lutas.

O presidente da Top Rank, Todd Duboeff, virá ao Brasil nas próximas semanas para participar do anúncio oficial.

A Top Rank adotou a estratégia de investir em países emergentes. Fechou com o chinês bicampeão olímpico Shimming Zou, com atletas do leste europeu, como o ucraniano, também bi olímpico, Vasyl Lomachenco, e agora passa a mirar o Brasil.

Irmão de Esquiva, Yamaguchi Falcão também já era baixa para os Jogos de 2016, no Rio de Janeiro. O brasileiro, que foi medalha de bronze em Londres-12, na categoria dos meio-pesados, assinou com a Golden Boy, firma promotora de De la Hoya.

"Queremos desenvolver a carreira de Esquiva como fizemos com 'Sugar' Ray Leonard, Oscar de la Hoya, Miguel Cotto", explicou Duboeff. "Quem sabe aonde pode chegar? Floyd Mayweather foi bronze em Olimpíada e veja onde está. Esquiva foi prata", comparou o empresário.

Nos EUA, a Top Rank fechou contrato de exclusividade com a HBO, canal a cabo norte-americano com a maior tradição em exibir combates de boxe. Ou seja, a empresa está bastante capitalizada.

A Top Rank também fizera história ao lançar uma parceria com a ESPN para apresentar uma série de programas semanais de boxe, ao vivo, que se estendeu por anos.


Endereço da página: