Folha de S. Paulo


Cruzeiro carimba vaga na Libertadores com o Atlético-MG

O número de vagas para a Taça Libertadores da América de 2014 ainda não é uma certeza no Campeonato Brasileiro. Ninguém sabe se serão três ou quatro. Mas uma delas já tem dono.

Apesar de não ter garantido ainda o título nacional, o Cruzeiro não tem mais como ficar sem a vaga para o principal torneio sul-americano. O time de Marcelo Oliveira só pode ser ultrapassado, no máximo, pelo Atlético-PR.

INDEFINIÇÃO

A definição da quantidade de classificados na Libertadores pelo Brasileiro dependerá do desempenho de São Paulo e Ponte Preta na Copa Sul-Americana. O destino do Atlético-PR na Copa do Brasil e a posição do Atlético-MG podem estender o grupo até para um G6.

Paulo Fonseca/Efe
Luan (esq.) e Dedé dão a volta olímpica no Mineirão após vitória sobre o Grêmio
Luan (esq.) e Dedé dão a volta olímpica no Mineirão após vitória sobre o Grêmio

Se um dos dois times paulistas conquistar o torneio continental neste ano, garante lugar na Libertadores e tira uma das quatro vagas da Série A.

O Atlético-PR, caso vença a Copa do Brasil, também vai assegurar seu objetivo e não ocupará um lugar de classificável no Brasileiro.

O campeonato nacional garantirá, pelo menos, três equipes na principal competição das Américas, na próxima temporada.

Por enquanto, entre os clubes brasileiros, somente o Atlético-MG, atual campeão sul-americano, está confirmado na edição seguinte.

Até o sexto colocado pode se classificar para a Libertadores. Para isso, além de o Atlético-MG ficar no G5, São Paulo e Ponte não podem ganhar a Sul-Americana, e o Atlético-PR tem que vencer a Copa do Brasil e estar entre os cinco melhores da Série A.

São-paulinos e ponte-pretanos vão se enfrentar na semifinal da Sul-Americana.

O rubro-negro paranaense terá o Flamengo pela frente na final da Copa do Brasil.

Antepenúltima no Brasileiro, a Ponte Preta encontra-se a dois pontos de sair da zona de rebaixamento.

O Atlético-PR é vice-líder, com três pontos a mais do que o quinto colocado Goiás.

Em oitavo, o São Paulo está a sete pontos do G4. Com dois pontos a mais do que ele, o Atlético-MG ocupa o sexto lugar. O Flamengo só aparece em décimo, a nove pontos da quarta posição.


Endereço da página:

Links no texto: