Folha de S. Paulo


Pato marca de pênalti, Corinthians vence e manda o Flu para a zona de rebaixamento

O Corinthians venceu o Fluminense na noite deste domingo por 1 a 0, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, no estádio Fonte Luminosa, em Araraquara.

O responsável por evitar o 16º empate do time paulista no torneio foi o atacante Alexandre Pato, que se redimiu do pênalti perdido na Copa do Brasil, contra o Grêmio, e converteu uma cobrança aos 45 min da etapa final.

A vitória mantém o Corinthians na 12ª posição, agora com 45 pontos. A derrota manda o Fluminense para a zona de rebaixamento, com 36 pontos, na 18ª posição, já que seu arquirrival, o Vasco, empatou com o Santos.

Veja vídeo

A equipe corintiana começou melhor a partida, mas logo os cariocas equilibraram o confronto. Apesar disso, faltou poder ofensivo ao Fluminense.

Os goleiros Diego Cavalieri e Walter quase não foram exigidos. Com maior posse de bola, o Corinthians criou boas jogadas pelas laterais do campo, mas não acertou o último passe.

Já aos 45 min, o time alvinegro teve um pênalti sofrido por Alexandre Pato, que ocasionou a expulsão de Anderson. O atacante converteu a cobrança e, na comemoração, tirou a camisa, levando depois o cartão amarelo.

Na próxima rodada, na quarta, às 21h50, o Corinthians enfrenta o Coritiba fora de casa. Na quinta, às 21h, o Fluminense recebe o Náutico no Maracanã.

O JOGO

O Corinthians teve mais posse de bola e criou as melhores jogadas no primeiro tempo. O Fluminense tentava surpreender no contra-ataque, equilibrando o duelo, mas sem poder ofensivo. Logo aos 2 min, Guilherme cruzou bem pela direita e Douglas cabeceou no chão. A bola passou perto da meta de Diego Cavalieri.

A equipe carioca chegou pouco e a defesa corintiana estava bem postada. Aos 31 min, os paulistas tiveram uma boa chance para abrir o placar. Edenílson levantou pela direita para a segunda trave, Renato Augusto ajeitou e mandou para o gol. Diego Cavalieri espalmou para escanteio.

O Fluminense avançou algumas vezes pelas laterais, arriscando nas jogadas aéreas, sem sucesso. Na segunda etapa, a equipe carioca teve um bom contra-ataque aos 4 min. Wagner recebeu belo lançamento de Rafael Sobis e cruzou rasteiro pela direita. Walter conseguiu tocar na bola antes da chegada de Marcelinho.

Mas, foi só isso. O Fluminense não ameaçou mais o Corinthians que, por outro lado, também não fez muito. O time de Tite continuou com mais posse de bola e criando, principalmente, jogadas aéreas.

O treinador fez as três alterações. Rodriguinho, Alexandre Pato e Diego Macedo foram para o jogo nos lugares de Douglas, Renato Augusto e Guilherme. O Flu também mexeu. No primeiro tempo, Luxemburgo precisou tirar Diguinho, lesionado, e colocar Valencia. Já no tempo final, Igor Julião e Biro Biro substituíram Wagner e Marcelinho.

Aos 39 min, Pato desperdiçou uma oportunidade de abrir o placar. Diego Macedo fez bom cruzamento pela direita e o atacante cabeceou para fora. Se antes, Pato perdeu, aos 45 min, ele marcou. Depois de cruzamento de Emerson, pela esquerda, o camisa 7 foi derrubado por Anderson na pequena área.

O árbitro André Luiz de Freitas Castro anotou a penalidade máxima e o zagueiro do Fluminense levou o cartão vermelho. Alexandre Pato foi para a bola e deu a vitória ao Corinthians, com uma cobrança forte e alta. Na comemoração, ele tirou a camisa e levou o cartão amarelo.

Com os outros resultados, o Fluminense termina a rodada na zona da degola.


Endereço da página:

Links no texto: