Folha de S. Paulo


Corinthians tem ataque de Série B e defesa de campeão

A tabela do Brasileiro revela dois retratos díspares do Corinthians nesta temporada. O setor defensivo é típico dos campeões da era dos pontos corridos. Já o ataque é digno de uma equipe rebaixada.

O Corinthians tem média de 0,62 gol sofrido por rodada --levou 20 gols em 32 jogos.

Desde 2003, só um clube campeão brasileiro teve desempenho melhor. O São Paulo de 2007 possuía média de 0,5 gol sofrido a cada jogo.

Em compensação, o atual ataque alvinegro, até agora, tem números lamentáveis.

Com 25 gols anotados e média de 0,82 por partida, Pato, Guerrero, Emerson e Romarinho só conseguiram ser melhores que o América-RN de 2007. Rebaixado com sete rodadas de antecedência naquele ano, o clube potiguar terminou o Brasileiro com 24 gols em 38 rodadas, com média de 0,63 gol por jogo.

Os outros 37 clubes rebaixados nestes dez anos em que o campeonato foi disputado por pontos corridos foram mais efetivos ofensivamente.

Em 2013, só o Náutico, já rebaixado, tem um número de gols marcados piores que o do Corinthians: média de 0,62 por partida.

A despeito do ano ruim, o Corinthians lidera rankings de efetividade. Nenhum outro time desarma tanto. Em média, o Corinthians toma a bola do adversário mais de 134 vezes por partida. Também é o que mais dribla, com 15,2 por jogo. Por consequência, é o que mais sofre faltas (19 por rodada).

Vinicius Pereira/Folhapress
Alexandre Pato participa de treino do Corinthians
Alexandre Pato participa de treino do Corinthians

Endereço da página:

Links no texto: