Folha de S. Paulo


Ponte Preta bate Vélez na Argentina e pega São Paulo na semi da Sul-Americana

A final da Copa Sul-Americana de 2013 terá um time brasileiro. A surpreendente Ponte Preta derrotou o Vélez Sarsfield por 2 a 0 nesta quinta-feira, em Buenos Aires, pelas quartas de final, e se classificou para uma semifinal contra o São Paulo.

O meia Elias e o volante Fernando Bob marcaram os gols na Argentina. Em Campinas, na semana passada, as duas equipes haviam empatado por 0 a 0.

"Muito bom. Vir aqui e ganhar do Vélez não é para qualquer time. A equipe está de parabéns, veio e batalhou, lutou o tempo todo", afirmou Elias ao Foxsports.

"Está fazendo [história]. Espero que não acabe por aqui", disse o atacante Rildo, que se destacou com dribles sobre os argentinos.

Os ponte-pretanos já haviam eliminado Criciúma e Deportivo Pasto, da Colômbia.

Ameaçado pelo descenso no Campeonato Brasileiro, o clube paulista atuou sem o artilheiro William, o volante Fellipe Bastos e o zagueiro Ferron, machucados. Pelo mesmo motivo, o atacante Mauro Zárate desfalcou a equipe portenha.

Daniel Garcia/AFP
O atacante Leonardo, da Ponte Preta, disputa a bola com o zagueiro Tobio, do Vélez Sarsfield, no estádio José Amalfitani
O atacante Leonardo, da Ponte Preta, disputa a bola com o zagueiro Tobio, do Vélez Sarsfield, no estádio José Amalfitani

Em seu primeiro torneio internacional, a Ponte Preta não se acovardou e jogou de igual para igual com o Vélez, campeão da Libertadores, contra o São Paulo, e do Mundial de Clubes, diante do Milan, em 1994.

O desempenho ponte-pretano foi caindo ao longo da etapa inicial, mas o time soube suportar os momentos de pressão dos adversários.

Os donos da casa voltaram do vestiário com mais apetite, porém, num contragolpe, aos 2 min, Elias tocou na ponta para Rildo, recebeu de volta na área, e, de cara com o goleiro Sosa, abriu o placar.

A má pontaria do Vélez comprometeu seus esforços para sufocar os visitantes. A Ponte Preta teve uma trave carimbada e uma bola salva em cima da linha.

Em contra-ataque, aos 48 min, Fernando Bob, um tanto involuntariamente, deu um chapéu no goleiro e, de cabeça, fez 2 a 0.

Domingo, em casa, a Ponte Preta, antepenúltima colocada do Brasileiro, enfrenta o Vitória, pela 33ª rodada. A dois pontos de sair da zona de rebaixamento, fez promoção com ingressos a R$ 2 e meia-entrada a R$ 1.

Marcos Brindicci/Reuters
Elias comemora seu gol sobre o Vélez em Buenos Aires
Elias comemora seu gol sobre o Vélez em Buenos Aires

Endereço da página:

Links no texto: