Folha de S. Paulo


Jornal inglês publica reportagem com 'mundo ultrajante' do MMA infantil nos EUA

Cerca de 3 milhões de meninos são adeptos das lutas de MMA (artes marciais mistas) infantil nos Estados Unidos. Foi essa estimativa dos lutadores mirins que publicou o jornal britânico "Daily Mail" na terça-feira.

A reportagem é intitulada assim: "Dentro do mundo ultrajante de lutas de crianças em gaiola, meninos minúsculos são treinados a atacar uns aos outros em pequenas arenas de MMA na América".

O site do jornal mostra várias fotos de crianças lutando. Aparecem imagens de meninos chorando, aplicando golpes e fazendo poses de lutadores.

Segundo a reportagem, essas lutas é um dos esportes que mais crescem entre as crianças nos Estados Unidos. Meninos de cinco anos já participam do MMA.

O fotógrafo Sebastian Montalvo, que registou imagens dessas lutas, disse para a rede CNN que o apoio dos pais é a chave para o crescimento dessa modalidade.

Ele contou que viu durante uma luta um pai incentivar o filho de 7 anos a não desistir do combate enquanto o árbitro perguntava se a criança, que estava chorando, tinha condição de continuar na luta.

"Os pais são megacompetitivos", disse o fotógrafo.

A reportagem afirma que as pessoas que defendem o esporte argumentam que a modalidade incentiva as crianças a aprenderem a perder e a ganhar de maneira leal.

O professor de MMA Chris Conolley afirmou que a versão do esporte que ele ensina para as crianças é muito diferente da versão dos adultos. Segundo ele, as crianças, ao invés de lutarem entre eles, aprendem com ele apenas técnicas para ficarem em forma e se divertem.

"A obesidade infantil é atualmente um grande problema",disse Conolley para a emissora FOX6.

Reprodução/dailymail.co.uk
Página do site do jornal britânico
Página do site do jornal britânico "Daily Mail" com foto de uma luta na Califórnia

Endereço da página:

Links no texto: