Folha de S. Paulo


Juvenal propõe parceria com prefeitura para manter CT do São Paulo e cutuca Corinthians

O presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, vai propor uma parceria com a prefeitura para não perder o centro de treinamento (CT) do clube, cujo terreno é concedido pelo município até 2022.

A proposta do cartola é uma resposta ao prefeito Fernando Haddad (PT), que afirmou ontem que irá retomar a área onde ficam os CTs de São Paulo e Palmeiras na Barra Funda, zona oeste da capital, e transformá-la em parques. Segundo Haddad, as concessões não serão renovadas.

Assim, o São Paulo teria de devolver o terreno do seu CT em 2022. O contrato de concessão com o Palmeiras é válido até 2078.

A proposta de Juvenal é abrir o CT para a população. "Podemos fazer um uso comum da área do centro de treinamento, fazer uma escola, abrir o CT para as pessoas nos momentos em que o time não estiver treinando", afirma o são-paulino.

"Vamos propor isso, mas vamos discutir em um momento próprio. [Retomar a área do CT] É uma decisão que não será tomada pelo atual prefeito, acontecerá em 2022", completa o cartola.

O presidente do clube argumenta que o CT já possui áreas verdes, nos moldes de um parque e por isso não teria por que ser demolido. "Lá é um exemplo de limpeza, de pureza, temos 2.700 árvores, flores. Se passar para a administração do poder público, dificilmente será tão bem cuidado como é", alega Juvenal.

O ex-dirigente são-paulino e vereador Marco Aurélio Cunha (PSD) já apresentou à Câmara de Vereadores projeto de lei que igualaria o tempo de cessão dos terrenos públicos a times de futebol --a área do Itaquerão também é do Corinthians até 2078. A proposta foi recusada.

Juvenal ainda criticou a prefeitura paulistana por conceder benefícios ao Corinthians, seu rival. "Eles têm que dar coisas para o Corinthians", disse, em referência aos R$ 420 milhões em isenções fiscais concedidos ao clube para a construção do estádio, na zona leste.

Procurado pela Folha, o Palmeiras disse, por meio de sua assessoria de imprensa, que não iria se pronunciar.

Colaborou RAFAEL REIS, de São Paulo

Niels Andreas - 31.mai.85/Folhapress
Terreno onde foi construído o centro de treinamento do São Paulo, em foto de 1985
Terreno onde foi construído o centro de treinamento do São Paulo, em foto de 1985

Endereço da página:

Links no texto: