Folha de S. Paulo


Bom Senso reclama na web e volta a bater de frente com a CBF

Depois de um princípio de bom relacionamento, o Bom Senso F.C., formado por um grupo de mais de mil jogadores, usou sua página em uma mídia social para criticar e reclamar da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

"Os jogadores lamentam o desinteresse da CBF sobre os seguintes pontos importantes que envolvem o futebol brasileiro: calendário para 2015, número de jogos dos clubes menores, datas Fifa concomitantes com jogos no país, causando prejuízo técnico nas competições, e Fair Play Financeiro", disse o grupo, em sua página no Facebook.

Na segunda-feira, houve um encontro entre alguns dos representantes do movimento, como Alex, do Coritiba, Paulo André, do Corinthians, Edu Dracena, do Santos, e Fernando Prass, do Palmeiras.

A Folha publicou nesta terça-feira que a promessa de alteração do calendário do futebol para 2015, com menos datas para atender pedido de jogadores, está longe de ficar de pé pelos dirigentes.

No esboço inicial imaginado pela CBF, os campeonatos regionais não sofreriam grandes alterações de datas. Os Estaduais teriam entre 15 e 17 datas. Mas, no projeto, são 19 o número máximo previsto de datas, exatamente o que o Campeonato Paulista usará em 2014.

As competições nacionais restantes (Brasileiro e Copa do Brasil) não mudariam.

Em 2015, também haverá a Copa América, que inicialmente seria disputada no Brasil, mas que a CBF cedeu para o Chile. Não há previsão de que as competições no país parem durante o torneio, em julho, o que também desfalcará os times.

Datas Fifa são as datas em que a entidade deixa reservada para os jogos entre seleções, sejam eles de torneio ou amistosos.

Na segunda-feira, a coluna da Folha Painel FC publicou que o Bom Senso já tem pronto o próximo passo que dará para tentar alterar o calendário do futebol para 2015.

O grupo de jogadores elabora um projeto de mudança nas datas e o levará diretamente para a Globo, dona dos direitos de transmissão dos principais torneios do país. A ideia do movimento é agendar uma reunião com Marcelo Campos Pinto, executivo da emissora.

Reprodução/Facebook/Bom Senso F.C.
Jogadores que formam o movimento Bom Senso F.C. posam para fotos
Jogadores que formam o movimento Bom Senso F.C. posam para fotos

Endereço da página:

Links no texto: