Folha de S. Paulo


Cruzeiro pode se tornar o 1º campeão nos pontos corridos a ter derrotado todos os times

Perto de conquistar o título do Brasileiro, o Cruzeiro pode obter uma nova marca desde que o campeonato passou a ser disputado por pontos corridos, em 2003.

O clube de Belo Horizonte é forte candidato a ser o primeiro time a ter vencido todos os rivais ao menos uma vez ao longo do Brasileiro.

Editoria de arte/folhapress

Para ser campeão no domingo, além de torcer para que o Atlético-PR, vice-líder com 55 pontos, não vença o São Paulo, em Curitiba, o líder, com 68 pontos, precisa vencer o Grêmio, no Mineirão. O time gaúcho --no terceiro lugar, com 54-- é justamente o único que os mineiros não venceram até agora.

No primeiro turno, o time do técnico Marcelo Oliveira perdeu para o Grêmio por 3 a 1, em Porto Alegre.

Foi o próprio Cruzeiro, em 2003, que chegou mais próximo de conseguir esse feito. Entre os 23 rivais à época, só não superou o São Caetano: empatou uma e perdeu a outra (os times se enfrentam sempre duas vezes).

"Vamos ficar marcados na história se alcançarmos esses números", disse o meia Éverton Ribeiro à Folha.

Caso ganhe o título no domingo, o clube mineiro vai alcançar um outro recorde.
Será o primeiro time da história do Brasileiro dos pontos corridos campeão com cinco rodadas de antecedência. A marca atual pertence ao São Paulo, que faturou o título de 2007 quatro antes do fim.

Apesar disso, o meia-atacante Ricardo Goulart evita alardear os prováveis recordes. "Estamos pensando no Grêmio e no título. Depois é que vêm essas marcas."

Neste Brasileiro, o Cruzeiro já igualou o recorde de oito vitórias consecutivas alcançadas pelo próprio clube em 2003. Na ocasião, a equipe conseguiu atingir a façanha em duas oportunidades.

De acordo com o Datafolha, Atlético-MG (2012), Corinthians (2011), São Paulo (2009 e 2007) e Santos (2003 e 2004) ficaram próximos desta marca, mas pararam no sétimo triunfo.

Na atual edição da competição, o Cruzeiro já superou a campanha feita no primeiro turno da equipe campeã em 2003, na época dirigida por Vanderlei Luxemburgo.

O time encerrou a primeira metade deste campeonato com 70,2% de aproveitamento, contra 68,12% de 2003.

Tais marcas evidenciam a força ofensiva do time, que tem o melhor ataque da competição com 66 gols --17 a mais que o Atlético-PR, o segundo que mais fez gols.

De acordo com o Datafolha, o time mineiro é o que mais finaliza. A média é de 15,2 chutes por partida.

"O Marcelo Oliveira conhece muito bem os jogadores. Temos liberdade para atacar e para criar. Ele escala jogadores ofensivos, mas que sabem recompor e marcar", disse Éverton Ribeiro.


Endereço da página:

Links no texto: