Folha de S. Paulo


Cruzeiro vence Santos na Vila e pode ser campeão na próxima rodada

O Cruzeiro conquistou sua 21ª vitória no Campeonato Brasileiro neste domingo, ao vencer o Santos por 1 a 0 na Vila Belmiro, e está cada vez mais perto do título.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

Everton Ribeiro marcou o gol que levou a equipe mineira aos 68 pontos, com uma vantagem de 13 pontos sobre o Atlético-PR, segundo colocado. Restam seis rodadas para o fim da competição.

Do outro lado, o Santos, que busca uma vaga no G-4, ficou nos 44 pontos e ocupa a nona posição da tabela.

Na próxima rodada, domingo, às 17h, o Cruzeiro recebe o Grêmio no Mineirão. Às 19h30, o Santos visita o Vasco no Rio de Janeiro.

TÍTULO

O campeão brasileiro de 2013 poderá ser conhecido já no próximo final de semana.

A vitória do Cruzeiro, associada à derrota do Botafogo para o Goiás (1 a 0) e ao empate do Grêmio diante do Bahia (0 a 0) deram aos mineiros a possibilidade de levantar a taça na 33ª rodada, no próximo domingo.

O título poderá vir com uma vitória diante do Grêmio, às 17h, no Mineirão, caso o Atlético-PR não vença o São Paulo, em Curitiba, também no domingo, mesmo horário. Os paranaenses bateram ontem o Inter (1 a 0) e assumiram a segunda posição do torneio --o Grêmio é o terceiro.

Se confirmar a conquista no domingo que vem, com cinco rodadas de antecedência, o Cruzeiro será o vencedor mais "precoce" da história do Brasileiro por pontos corridos, iniciado em 2003.

O São Paulo, campeão na 34ª rodada em 2007, é o time que até hoje venceu a Série A faltando o maior número de rodadas para o final da competição. "Temos a semana para trabalhar isso [possibilidade do título] na cabeça dos jogadores", disse o técnico Marcelo Oliveira, do Cruzeiro.

Ricardo Saibun/Divulgação Santos FC
O volante Arouca, do Santos, disputa bola com Ricardo Goulart, do Cruzeiro
O volante Arouca, do Santos, disputa bola com Ricardo Goulart, do Cruzeiro

O JOGO

Apesar de o primeiro tempo não ter sido eletrizante, as duas equipes tiveram chance de abrir o placar na Vila Belmiro.

Mais organizados e tocando melhor a bola, os mineiros chegaram com perigo aos 18 min, quando Dagoberto rolou para Everton Ribeiro. O atacante chutou forte, na direção do gol, mas Gustavo Henrique tirou de cabeça e cedeu o tiro de canto.

Nilton desperdiçou boa oportunidade aos 24 min, depois de escanteio cobrado por Dagoberto. O volante, porém, bateu desequilibrado, para fora.

Aos 29 min, Borges e Ricardo Goulart tabelaram bonito, porém, no momento da finalização, Ricardo Goulart tentou tirar a bola de Aranha e mandou pela linha de fundo, à direita da meta alvinegra.

O Santos contou com a ajuda de Ceará para assustar Fábio. Montillo cobrou falta, o lateral cruzeirense desviou de cabeça e quase surpreendeu o goleiro. Ele deu um tapinha na bola e evitou o gol contra.

A equipe mineira continuou mais eficiente na etapa complementar e balançou as redes aos 9 min, em uma bela jogada individual de Everton Ribeiro. O atacante deixou Mena e Alison a ver navios e chutou no canto esquerdo de Aranha: 1 a 0.

Os visitantes tiveram oportunidade de ampliar a vantagem aos 26 min, mas Everton Ribeiro, livre na grande área, concluiu à direita do gol uma bola cruzada por Júlio Baptista.

Fábio só foi exigido aos 33 min, em um chute de Geuvânio no ângulo esquerdo. O goleiro cruzeirense se esticou todo para evitar o empate.

Antes do apito final, aos 39 min, Ricardo Goulart desceu pela direita e cruzou na medida para Élber, que, sem marcação, chutou por cima do gol e manteve o placar em 1 a 0 na Vila Belmiro.


Endereço da página:

Links no texto: