Folha de S. Paulo


Corinthians empata pela 15ª vez e não se afasta da zona de rebaixamento

A postura do Corinthians mudou. A sina de empatar, não.

Mesmo chutando muito mais vezes a gol do que a sua média no campeonato, o clube alvinegro não conseguiu vencer o Vitória no Barradão. O empate por 1 a 1 foi o 15º do time no Brasileiro, índice pior que o de 2007, ano em que o clube foi rebaixado.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

Com o resultado, o Corinthians não consegue se livrar do risco de rebaixamento. E, embora a matemática ainda permita sonhar, afasta-se muito da possibilidade de conquistar uma vaga para a Copa Libertadores.

Com 42 pontos, os comandados de Tite estão a dez pontos do quarto colocado, o Atlético-PR. E apenas seis pontos afastam o time do Vasco, primeiro da zona de rebaixamento.

Ontem, o Corinthians finalizou 21 vezes, mas apenas 15 tiveram a direção do gol do goleiro Wilson. Normalmente, o Corinthians chuta apenas 10 vezes por partida.

A falta de pontaria do Corinthians resume um pouco o que foi o jogo. O Corinthians chutou mais e teve mais posse de bola, mas não teve qualidade para acertar. O Vitória ficou menos com a bola, mas foi mais efetivo.

O primeiro tempo foi um tanto morno. Com muita marcação, os dois times só conseguiram chegar ao ataque em erros do adversário e chutes de média distância.

O segundo tempo foi mais quente, com as duas equipes correndo muito. O gol do Corinthians saiu logo aos 7 min. Douglas cobrou o escanteio, Romarinho cabeceou, o goleiro Wilson deu rebote e Guilherme empurrou para as redes.

Mal houve tempo para os alvinegros respirarem. Ney Franco fez duas alterações rápidas. As entradas de Euller e William aumentaram a velocidade do time.

Aos 15, veio o empate dos baianos, com uma jogada bem tramada por ex-jogadores dos maiores rivais do Corinthians.

Marquinhos, ex-Palmeiras, o melhor e campo, tabelou com Juan, ex-São Paulo, e cruzou na medida para Dinei. O centroavante que está emprestado pelo Palmeiras ao Vitória acertou um voleio e fez um belo gol.

Sem escolha, o Corinthians foi para cima. E acreditando que poderia vencer, o Vitória também se lançou ao ataque. O jogo ficou aberto.

Pato entrou aos 25, mas não mudou muito o Corinthians. Sua melhor jogada veio aos 31. Após cruzamento de Emerson, o camisa 7 cabeceou na trave. No rebote, Wilson dividiu com o atacante e levou a melhor.

"Nosso time evoluiu", disse Emerson, ao deixar o campo. "Uma hora a bola vai entrar", completou, esperançoso, advogando em causa própria. Emersom não faz um gol pelo clube desde julho, na vitória sobre o Grêmio, por 2 a 0.

Reprodução/Facebook/ecvitoriaoficial
O corintiano Emerson tenta escapar da marcação de Ayrton, do Vitória
O corintiano Emerson tenta escapar da marcação de Ayrton, do Vitória

Endereço da página:

Links no texto: