Folha de S. Paulo


Brasil formaliza pedido de convite para jogar o Mundial de basquete em 2014

A CBB (Confederação Brasileira de Basquete) enviou, ontem, carta para a Fiba (a Federação Internacional da modalidade) formalizando seu pedido de credenciamento a um dos quatro convites para a Copa do Mundo da Espanha, que será realizada de 30 de agosto a 14 de setembro de 2014.

O Brasil fez o pedido pois a seleção masculina não conseguiu, em quadra, conquistar uma das vagas para a competição internacional. A equipe nacional feminina se classificou para o Mundial da Turquia, após ficar em terceiro lugar da Copa América.

"Nesse momento quero agradecer o apoio das entidades governamentais e esportivas, dos jogadores, da comunidade do basquete, patrocinadores, apoiadores e da mídia nessa empreitada", disse Carlos Nunes, presidente da CBB, na carta.

Brasil e Estados Unidos são os únicos dois países que disputaram as 16 edições do Mundial até hoje. A decisão sobre os quatro convites será anunciada entre 1º e 2 de fevereiro do próximo ano, em Barcelona, na Espanha.

Segundo a CBB, na carta assinada pelo presidente da entidade o Brasil responde detalhadamente aos quesitos exigidos para participar do Mundial.

VEXAME

A seleção brasileira masculina de basquete foi eliminada da Copa América, na Venezuela, ao perder todas as partidas da primeira fase.

O torneio servia de classificatório para o Mundial de 2014 --as quatro vagas ficaram com México, Porto Rico, Argentina e República Dominicana.

Como o Brasil nem passou da primeira fase na Venezuela, a equipe nacional só participará da competição mundial se receber um convite da Fiba.

Na Copa América, a seleção não contou com os seus principais jogadores da NBA e acabou a competição na lanterna da sua chave.


Endereço da página:

Links no texto: