Folha de S. Paulo


Vettel ajuda mecânicos a empacotar carro após conquistar tetra na F-1

Se em 2012 Sebastian Vettel comemorou seu título cantando num karaokê no Japão e no ano passado com uma festa em São Paulo, a comemoração pelo tetracampeonato conquistado domingo, depois de vencer o GP da Índia, foi no mínimo curiosa.

Vestindo calça jeans, tênis e uma camiseta do time, ajudou os mecânicos a empacotar os equipamentos para despachá-los para Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, onde neste domingo acontece a 17ª etapa do Mundial de F-1, às 11h (de Brasília).

Mesmo após ter tomado boa parte da enorme garrafa de champanhe que ganhou depois de conquistar o sexto triunfo seguido neste ano, Vettel era um dos mais ativos e andava de um lado para o outro com peças para serem encaixotadas. Só por volta das 23h locais, deixou o Buddh International Circuit, acompanhado por seu estafe.

Nas entrevistas que concedeu logo após tornar-se o mais jovem tetracampeão da história da categoria, fez questão de agradecer o empenho de todos da Red Bull, que com seu resultado selou também a conquista do quarto Mundial de Construtores,com três corridas de antecipação.

"O fato de meu carro não quebrar se deve basicamente ao trabalho que os meus mecânicos colocam nele. Nosso sucesso recente se deve ao trabalho em conjunto que fazemos e por isso fiz questão de conversar com os rapazes na noite antes da corrida", afirmou Vettel, que soma dez vitórias neste ano e só abandonou uma corrida, o GP da Inglaterra, por um problema no câmbio do Red Bull.

"Claro que meu trabalho de pilotar o carro é importante, mas o crédito não é só meu. Sou muito agradecido ao comprometimento que todos na nossa equipe têm e pelo fato de tanta gente trabalhar por longas horas para que possamos estar neste nível", completou o alemão.

Apesar disso, na corrida de domingo, o companheiro de Vettel, Mark Webber, abandonou com um problema no alternador, o que fez com que o time ficasse em estado de alerta até o alemão receber a bandeirada final.

"Começamos a desligar tudo que era desnecessário e até meu botão para beber água eles me pediram para parar de usar", disse Vettel.

Das últimas quatro corridas, Webber não completou três. Duas por problemas no carro e uma após bater. O australiano, que se aposenta da F-1 no final do ano e será substituído por Daniel Ricciardo, hoje na Toro Rosso, ocupa atualmente a quinta posição no Mundial de Pilotos, com 148 pontos ganhos --Vettel, já campeão, tem 322.


Endereço da página:

Links no texto: