Folha de S. Paulo


Cruzeiro tenta 'voltar ao prumo' contra o Criciúma

Depois de perder três jogos em quatro rodadas do Campeonato Brasileiro, o líder Cruzeiro tentará contra o Criciúma neste sábado, às 18h30, "voltar ao prumo" no Mineirão. Assim disse esperar o diretor de futebol do clube mineiro, Alexandre Mattos.

A vantagem do Cruzeiro para o segundo colocado, o Grêmio, ainda é grande. Nove pontos. Porém, o desempenho da equipe em campo caiu muito.

"É óbvio que, em um campeonato longo, todas as equipes têm algum momento de dificuldade", disse o diretor de futebol. "O Cruzeiro passa por ele, mas já conversamos internamente e tenho certeza que voltaremos ao prumo certinho a partir do próximo jogo."

Denilton Dias - 28.set.2013/Divulgação/Vipcomm
O meia Everton Ribeiro chuta a bola em treino do Cruzeiro
O meia Everton Ribeiro chuta a bola em treino do Cruzeiro

A equipe foi derrotada para o São Paulo e para o Atlético-MG. Reencontrou a vitória, ao bater o Fluminense. Mas, voltou a perder, contra o Coritiba.

O time passou a finalizar menos. A média de chutes ao gol nesses quatros jogos foi de 9,8. Já a média da equipe nas outras 26 rodadas foi de 16, como mostra o Datafolha.

Com a queda no número de chutes, os gols ficaram raros no ataque mais letal da competição. Dos 60 gols feitos no torneio, só dois saíram nessas quatro rodadas.

Outro ponto é que nesse momento de apagão os jogadores passaram a errar mais passes. Nas últimas quatro partidas, o time teve uma média de acerto de passes de 75,8%, contra 81,2% das rodadas anteriores.

No clube, o discurso é que essa turbulência na reta final do torneio não assusta. A diretoria prefere não pensar exclusivamente nesses jogos recentes.

"Você não pode se esquecer dos outros 26 jogos. O Cruzeiro chegou a ficar um período de 12 partidas em que acumulou 11 vitórias e um empate", disse Mattos.

Com a excelente campanha, o Cruzeiro disparou na liderança da competição. No final da 26ª rodada, a diferença era de 11 pontos para o vice-líder, que já era o Grêmio.

A folga na primeira colocação teria provocada uma acomodação no elenco? Para a diretoria, isso não aconteceu.

"Temos que ver o mérito dos adversários", afirmou o dirigente, que lembrou que Coritiba, São Paulo e Fluminense estavam lutando para não cair quando enfrentaram o Cruzeiro. Assim as partidas foram acirradas.

De acordo com Mattos, não há motivos para cobrar o elenco apesar das derrotas recentes.

"Não tem o que se falar de um grupo que em 30 jogos conquistou 19 vitórias. O que tem que se fazer é dar apoio e pedir para que continuem assim."

STJD

O Cruzeiro decidiu recorrer da decisão do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) de tirar um mando de campo como punição por causa da briga entre torcedores do clube no clássico contra o Atlético-MG, no Independência, no dia 13 de outubro.

A partida contra o Criciúma deste sábado está mesmo confirmada para o Mineirão. Segundo o Cruzeiro, a CBF ainda não definiu em qual partida essa punição será aplicada.

A próxima vez que a equipe jogaria no estádio seria contra o Grêmio no dia 10 de novembro. Para esse jogo, o Cruzeiro informou que já vendeu mais de 10 mil ingressos pelo programa sócio-torcedor pela internet.

O clube mineiro entrará com recurso e pedido de efeito suspensivo com o objetivo de que a punição não seja aplicada antes de um outro julgamento.

Além de perder um mando de campo, o Cruzeiro foi multado por R$ 30 mil.


Endereço da página: