Folha de S. Paulo


NY Cosmos chega exatamente onde queria

Uma queixa ouvida no apogeu da North American Soccer League há mais de 30 anos tem sido repetida por clubes menos endinheirados da atualidade: o Cosmos, time de futebol de Nova York, está usando seus vastos recursos (no passado, a Warner Communications; hoje em dia, um grupo internacional sustentado pela saudita Sela Sports) para comprar campeonatos.

No momento em que a reedição do Cosmos está prestes a conquistar o primeiro lugar na temporada de outono da liga e avançar rumo ao Soccer Bowl 2013 contra o anfitrião Atlanta Silverbacks (vencedor da temporada de primavera) em 9 de novembro, o presidente do time, Seamus O'Brien, se diz impressionado e eufórico pela performance do time em campo.

"A parte que eu sabia que não podia controlar era como onze caras iam chutar uma bolota de couro em campo", disse O'Brien em uma entrevista em um hotel em Manhattan na quinta-feira passada. "Eu sempre disse que nós estávamos fazendo a coisa mais difícil que se pode fazer no esporte. Você tem 28 homens que não se conhecem. Não tínhamos nada em que nos apoiar e ninguém percebeu que estávamos construindo tudo do zero. Eu falei ao Gio para ir lá e fazer o trabalho dele, e ele foi e fez. Você espera o melhor, mas nunca se sabe. Tudo conspirava contra nós."

O'Brien se refere ao técnico do time, Giovanni Savarese. Estrela do MetroStars nos primeiros tempos da Major League Soccer, o venezuelano Savarese pode ver o time alcançar o título da temporada com uma vitória sobre o visitante Edmonton na tarde de hoje no Shuart Stadium, no campus da Hofstra University em Hempstead, Nova York. O Cosmos, vencedor de cinco jogos consecutivos e invicto em oito, ainda não perdeu uma partida em casa. O clube pode alcançar o título antes do fim da temporada neste domingo, após o Tampa Bay vencer o San Antonio no sábado.

Savarese construiu um time forte no meio-campo, liderado pelo veterano espanhol Marcos Senna (contratado até 2014), com o zagueiro brasileiro Roversio e o jovem atacante venezuelano Diomar Diaz.

"Senna? Provavelmente não há nenhum jogador na América do Norte melhor do que ele hoje", diz O'Brien. "Ele corre os 90 minutos em todos os jogos. Diaz é um atacante de classe, como bom arranque de curta distância. E eu te desafio a encontrar um zagueiro melhor que Roversio nos Estados Unidos."

O'Brien afirma que o público médio do clube tem sido de pouco mais que 5 mil pessoas por jogo e que o time está sendo alvo de críticas devido a "perdas modestas" causadas pelos custos de montagem do time, associados ao gasto de aproximadamente US$ 500 mil para aperfeiçoar o centro de treinamento em Mitchel Field e um orçamento de publicidade agressivo. Depois de provar sua viabilidade dentro das quatro linhas, o clube pretende acrescentar novas empresas a seu rol de patrocinadores, que inclui a Emirates, empresa aérea do Oriente Médio, e a Nike, diz ele.

"Nós estamos construindo uma franquia profissional", diz O'Brien. "No ano que vem, a U.S. Open Cup será um objetivo importante para nós. Queremos vencer a liga e sediar o Soccer Bowl no ano que vem. Temos apenas dez semanas e já estamos liderando o campeonato. No ano que vem, teremos uma temporada inteira de experiência e, até lá, esperamos ter um estádio aprovado."

A proposta do clube de erguer um estádio de US$ 400 milhões com financiamento privado em Belmont Park, na cidade de Elmont, Nova York, que O'Brien esperava estar resolvido em junho, provavelmente não acontecerá antes das eleições do Estado de Nova York e do condado de Nassau, onde a arena deve ser construída.

"Devo dizer que, para mim, essa é a cereja do bolo", diz O'Brien. "Estar a um jogo de distância, a três pontos da chance de vencer o sexto campeonado da N.A.S.L. do clube... Se no nosso primeiro dia alguém me dissesse que eu falaria uma coisa dessas, eu assinaria embaixo na hora."

Nota - Segundo O'Brien, o clube planeja jogar uma série de amistosos até o fim de novembro. Depois disso, os jogadores terão férias em dezembro e janeiro. Os treinos voltam em 1º de fevereiro e o clube tem planos de que isso aconteça em Bermuda (onde o antigo jogador do Cosmos Randy Horton é parlamentar) e em Doha, sede da patrocinadora Emirates.


Endereço da página: