Folha de S. Paulo


Roma e Napoli fazem confronto de líderes invictos nesta sexta

A Roma não tem mais Falcão e o Napoli não tem mais Maradona há mais de duas décadas. Porém, mesmo sem essas duas estrelas que marcaram época, os dois clubes colocam em campo nesta sexta-feira as suas melhores versões, em duelo válido pela oitava rodada do Campeonato Italiano.

O time da capital estabeleceu nesta temporada o melhor início de temporada da sua história. Já são sete vitórias em sete jogos. A Roma, campeã com Falcão, em 1982/83, por exemplo, teve cinco triunfos e duas derrotas nas sete primeiras rodadas.

Tal desempenho aconteceu apenas seis vezes na Itália, sendo que em apenas uma dessas ocasiões (a Inter de Milão, em 1966/67) o time não conseguiu ganhar o título.

Daniel Del Zennaro/Efe
O meia Francesco Totti comemora gol marcado pela Roma em jogo contra a Inter de Milão
O meia Francesco Totti comemora gol marcado pela Roma em jogo contra a Inter de Milão

Já o Napoli está com seis triunfos e um empate, feito conquistado em apenas três temporadas (1970/71, 1987/88 e 2012/13). Não conseguiu um começo assim positivo nem quando foi campeão italiano com Maradona, em 1986/87 e 1989/90.

Os números que deixam Roma e Napoli na primeira e segunda posições do Campeonato Italiano, respectivamente, são justificados pelo grande investimento dos dois clubes para a temporada. Foram os times que mais gastaram dinheiro na Itália.

O Napoli, que perdeu o atacante uruguaio Edinson Cavani para o Paris Saint-Germain, abriu os cofres ao investir 87 milhões de euros (R$ 256 milhões). A Roma, por sua vez, gastou 66 milhões de euros (R$ 195 milhões).

A partida coloca ainda frente a frente os dois técnicos mais badalados na Itália no momento: o francês Rudi Garcia, da Roma, e o espanhol Rafa Benítez, do Napoli.

Garcia conseguiu dar o equilíbrio que faltou ao time da capital na última temporada, quando fez 71 gols, mas tomou 56 --teve a pior defesa entre os oito primeiros. No campeonato atual, tomou apenas um gol e fez 20.

Já Benítez se superou. A sua média de pontos no comando do Napoli até aqui é de 2,71 por partida. Nos dois títulos do Campeonato Espanhol com o Valencia, em 2001/02 e 2003/04, ele teve médias de 1,97 e 2,03 pontos por jogo.

Matteo Bazzi/Efe
Jogadores do Milan comemoram uma vitória no Campeonato Italiano deste ano
Jogadores do Napoli comemoram uma vitória no Campeonato Italiano deste ano

Endereço da página:

Links no texto: