Folha de S. Paulo


Corinthians perde para o vice-líder Grêmio e ataque passa em branco pelo 4º jogo seguido

Ainda não foi desta vez que os torcedores do Corinthians puderam comemorar um gol. Pela quarta partida consecutiva, o ataque passou em branco. Pior, o time comandado por Tite perdeu por 1 a 0 para o Grêmio, nesta quarta-feira, em Porto Alegre, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro,.

Nas rodadas anteriores, os corintianos empataram em 0 a 0 contra o Atlético-MG, Atlético-PR e São Paulo.

Com a derrota desta quarta, o clube permaneceu com 37 pontos e caiu para o 13º lugar: foi ultrapassado por Portuguesa e São Paulo, que têm a mesma pontuação, mas maior número de vitórias do que o alvinegro.

Veja vídeo

O único gol na Arena do Grêmio foi marcado por Barcos, aos 4 min do segundo tempo. Livre na área pelo lado esquerdo, o camisa 9 recebeu ótimo passe de Maxi Rodríguez, dominou no peito e, de voleio, bateu rasteiro, cruzado, sem chance para o goleiro Cássio.

Antes do apito final, aos 47min, Emerson cabeceou um levantamento de Romarinho, e Dida buscou no canto direito.

Com a vitória, o Grêmio chegou aos 52 pontos, na segunda posição da tabela, com um jogo a mais do que o Botafogo (49), que enfrenta o Vitória nesta quinta.

Já o Corinthians sentiu demais a ausência de suas principais referências no ataque --Paolo Guerrero (machucado) e Alexandre Pato (na seleção brasileira).

Na próxima rodada, sábado, às 21h, a equipe alvinegra recebe o Criciúma, em Itu (SP). Domingo, às 16h, tem o clássico entre Inter e Grêmio, em Caxias do Sul.

Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio FBPA
O ex-palmeirense Barcos chuta certeiro para fazer o gol da vitória do Grêmio
O ex-palmeirense Barcos chuta certeiro para fazer o gol da vitória do Grêmio

O JOGO

A partida demorou para engrenar em Porto Alegre. Grêmio e Corinthians, errando muitos passes, pareciam mais preocupados em não tomar gols do que marca-los.

A primeira jogada perigosa saiu aos 16 min da etapa inicial, quando Diego Macedo arriscou da entrada da área e deu um susto em Dida. O goleiro tricolor se jogou e foi buscar a bola no canto direito.

Aos 33 min, Romarinho aumentou a temperatura do duelo ao deixar Pará e Werley para trás, invadir a área e preparar o chute. Providencial, Rhodolfo conseguiu o corte.

Pouco depois, aos 38 min, foi a vez de Douglas fazer belo lance individual e deixar Diego Macedo na cara do gol, pela direita. Já dentro da área, o meia pegou mal na bola e mandou longe, por cima do travessão.

Sem criatividade, os gaúchos deixaram a vida de Cássio bastante tranquila --só exigiram o goleiro corintiano aos 39 min, em um chute de Lucas Coelho da meia-lua. O camisa 12 caiu e espalmou para a linha de fundo.

Embora tenha ficado longe de uma apresentação consistente, o Corinthians foi superior nos primeiros 45 minutos.

Após o intervalo, a entrada de Maxi Rodríguez no lugar de Bressan deu gás ao time da casa --já aos 4 min, ele descolou ótimo passe para Barcos, livre do lado esquerdo da área. Com muita tranquilidade, o camisa 9 dominou no peito e, antes da bola cair, concluiu rasteiro, cruzado, no fundo da rede: 1 a 0.

Aos 7 min, Alex Telles cobrou falta, Werley desviou de cabeça, e Cássio encaixou.

A resposta corintiana chegou aos 15 min com Emerson, que avançou pela direita e finalizou pouco antes da linha de fundo. Dida fechou o ângulo e defendeu.

Com mais volume de jogo, os gaúchos tiveram boa chance de ampliar a vantagem. Depois de bate-rebate na área, Barcos aproveitou a sobra e chutou à queima-roupa, em cima de Cássio, que defendeu de pé direito.

No final do jogo, os paulistas se lançaram ao ataque, sem muita organização e objetividade. Antes do apito final, aos 47min, Romarinho levantou na área, Emerson cabeceou para o chão, e Dida salvou o Grêmio do empate com uma bela defesa.


Endereço da página:

Links no texto: