Folha de S. Paulo


Chefão de Londres-12 elogia projeto da Vila Olímpica do Rio e diz que padrão é elevado

Em sua primeira visita às obras da Vila Olímpica do Rio, o presidente do comitê olímpico britânico (BOA, sigla em inglês para British Olympic Association), Sebatian Coe, elogiou o projeto para os Jogos na zona oeste carioca, em Jacarepaguá.

Coe chefiou o comitê organizador dos Jogos de Londres-12 e, nesta terça-feira, percorreu as obras da vila acompanhado de Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB (Comitê Olímpico Brasileiro).

"Um projeto fantástico. Um desafio. Fiquei muito impressionado. A construção parece estar em um padrão elevado. E será uma excelente Vila Olímpica", disse Coe em entrevista coletiva para a imprensa na Vila Olímpico.

Dos 31 prédios previstos para o espaço apenas três estão adiantados. Mesmo assim, Nuzman diz que as obras estão dentro do prazo.

"As obras estão dentro de um cronograma confortável para eventos testes", garantiu Nuzman.

A pré-abertura da Vila está prevista para 18 de julho de 2016. O prazo para finzaliar as obras vai até março do mesmo ano. As competições acontecem de 5 a 21 de agosto de 2016.

A Vila Olímpica é responsabilidade do consórcio Odebrecht e Carvalho Hosken. Posteriormente, o bairro planejado vai se chamar Ilha Pura.

CANOAGEM

Nuzamn afirmou ainda que as provas de canoagem da Olimpíada vão acontecer em Deodoro, zona oeste carioca.

Na semana passada, havia planos de organização dos Jogos de transferir a modalidade para Foz do Iguaçu, no Panará, por falta de infra-estrutura no Rio.

"Eles [técnicos responsáveis] modificaram o planejamento, a instalação, e diminuíram a capacidade também. Então diminuiu consideravelmente o valor da obra", disse Nuzman.

Ainda vai haver o detalhamento do projeto. A previsão de início das obras para o local onde serão as provas da canoagem é o primeiro trimestre de 2014.

A Prefeitura do Rio é responsável pela obra do Deodoro.


Endereço da página:

Links no texto: