Folha de S. Paulo


Na volta de Oswaldo de Oliveira, Botafogo vence Fla e retoma vice-liderança

Em jogo marcado pelo retorno do técnico Oswaldo de Oliveira, afastado devido a uma arritmia cardíaca, o Botafogo venceu o Flamengo por 2 a 1, de virada, na noite deste domingo, no Maracanã, no encerramento da 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Com o resultado, os botafoguenses, que não ganhavam do arquirrival há 13 anos na principal competição nacional, recuperaram a segunda colocação da tabela, com os mesmos 49 pontos do Grêmio, mas graças à vantagem nos gols marcados. Mas, ainda são dez de diferença para o líder Cruzeiro

De quebra, o Botafogo quebrou a sequência de cinco jogos de invencibilidade dos flamenguistas, que permaneceram com 37 pontos, no décimo lugar.

Logo no primeiro minuto do jogo, o atacante Rafael Marques exigiu bela defesa do goleiro Felipe, do Flamengo, após cruzamento rasteiro para a grande área. O lance deu a impressão que o Botafogo dominaria as ações da partida.

Veja vídeo

Mas, foram os flamenguistas quem criaram as melhores jogadas no campo de ataque na etapa inicial. Quando Carlos Eduardo, Paulinho e Elias trocavam passes rápidos do meio de campo até o ataque, criavam muitas dificuldades para a defesa do rival e exigiram importantes intervenções do goleiro Renan.

Em uma dessas boas trocas de passes em velocidade e com bastante mobilidade, o Flamengo abriu o placar. Após jogada trabalhada dentro da grande área do Botafogo, Wallace ajeitou para o centroavante Hernane chutar colocado no canto esquerdo e fazer 1 a 0.

Após o revés, o time botafoguense mudou a postura dentro de campo e começou a ter mais posse de bola, buscando alguma jogada de infiltração. Em contrapartida, ficava muito vulnerável aos contra-ataques do adversário.

Porém, a nova proposta deu certo e o empate aconteceu ainda antes do intervalo. Aos 41min, Seedorf deu um belo passe em profundidade para o jovem Gegê, que não desperdiçou a oportunidade.

Apesar das equipes voltarem mais cautelosas para o segundo tempo, com poucas arriscadas ao campo de ataque. Mesmo assim, o Flamengo continuava envolvente nas suas transições ofensivas, sempre com muita velocidade.

No entanto, foi o jogo cadenciado do Botafogo que resultou nos lances com mais chances de gol. Aos 15 minutos, Seedorf cruzou para Rafael Marques, que pegou de primeira e mandou a bola na trave.

Logo em seguida, o mesmo atacante selou a vitória botafoguense. Após cruzamento da esquerda, Rafael Marques desviou a bola na altura da primeira trave e mandou para as redes, sem chances para Felipe.


Endereço da página:

Links no texto: