Folha de S. Paulo


Atlético-MG vence clássico, mas Cruzeiro mantém folga na ponta

Em uma partida que foi dominado pelo rival na maioria do tempo, o Cruzeiro perdeu por 1 a 0 no clássico diante do Atlético-MG, neste domingo, no estádio Independência, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Apesar de perder duas vezes seguidas pela primeira vez na competição, o time do técnico Marcelo Oliveira manteve a liderança folgada na tabela, com 59 pontos, dez a mais do que o segundo colocado Grêmio.

Já o Atlético-MG se aproximou dos pontos necessários para fugir do risco de queda e deve agora se dedicar cada vez mais na disputa do Mundial de Clubes, em dezembro, no Marrocos. A equipe do técnico Cuca foi a 42, na quinta posição.

Mesmo desfalcado, o Atlético-MG comandou o primeiro tempo. Empurrado por sua torcida, o time mandante do clássico foi mais presente no campo de ataque e rondou mais a grande área adversária.

Veja vídeo

Sem Ronaldinho, Diego Tardelli teve novamente a responsabilidade da armação das jogadas pelo meio de campo atleticano. Cabia a ele abastecer os atacantes Luan, Fernandinho e Alecsandro. E ele foi muito bem na função.

Aos 11 minutos, o camisa 9 lançou Fernandinho na grande área e o atacante, mesmo com pouco ângulo, chutou forte e o goleiro Fábio fez a intervenção com o peito, na melhor chance do duelo antes do intervalo.

Já o Cruzeiro não conseguiu sair do seu campo de defesa. Apesar da boa marcação imposta, a rápida transição ofensiva, principal característica do time nesta campanha do Brasileiro, não funcionava.

Ricardo Goulart, Everton Ribeiro e Willian foram figuras 'apagadas' no confronto e não conseguiam fazer a ligação entre a defesa e o centroavante Borges.

O jogo foi muito mais equilibrado no segundo tempo. O Cruzeiro, no entanto, foi mais forte nas suas ações ofensivas na etapa final.

Na melhor delas, logo no primeiro minuto, o meia Ricardo Goulart recebeu passe dentro da grande área e, sozinho, chutou para excelente defesa do goleiro Giovanni, que salvou o Atlético-MG do revés.

O técnico Marcelo Oliveira ainda promoveu as entradas de Alisson e Dagoberto nos lugares de Borges e Willian para dar mais velocidade nos contra-ataques cruzeirenses.

Mas, o feitiço virou contra o feiticeiro. Em uma rápida descida aos 41 minutos, Fernandinho deu belo drible no zagueiro Bruno Rodrigo e, de fora da área, acertou um belo chute, sem chances para o goleiro Fábio, selando a vitória atleticana.


Endereço da página:

Links no texto: