Folha de S. Paulo


Milan vai ter que jogar com portões fechados e punição revolta até rivais

A Justiça Esportiva da Itália puniu o Milan a jogar uma partida com portões fechados no Campeonato Italiano e mais uma multa de 50 mil euros (cerca de R$ 150 mil) devido aos coros preconceituosos contra torcedores do Napoli durante a derrota para a Juventus no domingo, por 3 a 2.

A punição, no entanto, revoltou até os torcedores rivais do Milan, como os da Inter e do próprio Napoli, que falam em falta de liberdade nos estádios.

Um artigo do código de justiça esportiva recém modificado prevê multas e sanções aos clubes em casos de "comportamento ofensivo, insultos por motivos de raça, cor, religião, língua, sexo, nacionalidade, ética ou origem territorial".

Entre os coros preconceituosos, os torcedores do Milan entoaram "nós não somos napolitanos", que reforça a rivalidade entre os clubes do norte, considerados da elite da Itália, com os do sul, região que conta com times de menor poder aquisitivo.

A principal torcida organizada da Inter de Milão, a Curva Nord, emitiu uma nota em que critica a punição contra o seu maior rival e pede às torcidas de todos os clubes da Série A italiana que entoem cantos preconceituosos para tentar mudar a regra.

Por outro lado, a Curva Sud, do Milan, fala em um "país em que a vontade de se divertir e a provocação são motivos de punições que limitam a liberdade".

Os torcedores do Napoli, por sua vez, mostraram uma faixa durante a partida contra o Livorno, no domingo, com um insulto contra os próprios napolitanos e pediam o fechamento de um setor do estádio San Paolo.

O vice-presidente do Milan, Adriano Galliani, também criticou a regra e quer agora mudanças.

"Dizer que estou furioso seria descrever de modo suave. Entendo que o racismo é um grande problema, um problema em qualquer lugar do mundo, mas aqui na Itália nós inventamos a discriminação regional para nós mesmos", afirmou.

"Liguei para o presidente [Giancarlo] Abete [da Federação Italiana de Futebol] para perguntar se acha essa decisão justa. O que pedi é que seja abolida", disse.

O Milan ocupa a 12ª colocação no Campeonato Italiano, com oito pontos. A Roma lidera com 21 --tem sete vitórias em sete jogos. Juventus e Napoli, com 19 pontos cada, dividem a segunda posição.

Giuseppe Cacace - 28.ago.2013/AFP
Torcedores do Milan agitam bandeira durante uma partida no estádio San Siro, em Milão
Torcedores do Milan agitam bandeira durante uma partida no estádio San Siro, em Milão

Endereço da página:

Links no texto: