Folha de S. Paulo


Sem Valdivia, Palmeiras aposta em Mendieta contra o ABC

Após três jogos ausente por suspensão, o meia Mendieta, 24, volta ao Palmeiras contra o ABC, em Natal, às 16h20, com a missão de ser o cérebro criativo do time na Série B.

Ele será o único armador em um meio-campo com três volantes de origem: Márcio Araújo, Charles e Wesley --embora este atue avançado.

A responsabilidade será maior também porque Valdivia, principal articulador da equipe, ficará fora hoje e das duas partidas seguintes.

Diante do ABC, o chileno cumpre suspensão por cartão amarelo. Depois irá servir sua seleção e não enfrentará Figueirense e Guaratinguetá.

Depender somente de Mendieta não é algo novo.

O Palmeiras já atuou com o paraguaio e sem Valdivia em sete oportunidades neste ano, mas o rendimento da equipe não foi o mesmo.

O caso mais recente foi contra o Atlético-PR, em Curitiba, em 28 de agosto, pela Copa do Brasil. O Palmeiras perdeu por 3 a 0 e Mendieta teve atuação apagada --recebeu nota 3 desta Folha.

O curioso é que os números de Mendieta em relação aos de Valdivia são parecidos.

O paraguaio chegou ao clube em 12 de junho e foi titular em dez dos 16 jogos que fez, com três gols anotados.

Já Valdivia, no time desde 2010, fez 23 jogos no ano e foi titular em 17, com quatro gols.

Hoje Mendieta pode sentir também a falta de ritmo de jogo. E, para não sobrecarregá-lo, o técnico Gilson Kleina procurou enfatizar o fato de ter outros quatro desfalques.

Além de Valdivia, não jogam o lateral direito Luis Felipe e o atacante Vinícius, lesionados, e o zagueiro Henrique e o atacante Leandro, suspensos por cartão.

"Quem entra corresponde, mas toda a ausência é sentida", disse Kleina, anteontem.


Endereço da página: