Folha de S. Paulo


Cruzeiro goleia a Portuguesa e continua tranquilo na liderança

O Cruzeiro goleou a Portuguesa por 4 a 0 nesta quarta-feira e precisou de apenas 45 minutos para golear. No Mineirão, pela 25ª rodada do Brasileiro, a equipe de Marcelo Oliveira chegou aos 56 pontos e continuou tranquilo na liderança do campeonato. A equipe paulista permaneceu com 31 pontos.

A situação do clube mineiro só não ficou ainda mais confortável porque o Grêmio, vice-líder, bateu o Atlético-PR por 1 a 0 e foi aos 45 pontos, mantendo a diferença de 11 pontos.

Com dois gols de Borges, um de Éverton Ribeiro e outro de Willian, o Cruzeiro impôs ritmo muito forte no primeiro tempo, aproveitando a fragilidade da defesa da Lusa.

Veja vídeo

O clube paulista esteve muito mal defensivamente e não conseguiu acompanhar o desempenho do líder.

Na segunda etapa, o time do Canindé conseguiu fortalecer a marcação e o Cruzeiro pouco fez. No ataque, a Portuguesa criou boas oportunidades com Gilberto e Moisés, mas não conseguiu diminuir o placar.

Na próxima rodada, a Portuguesa recebe o Santos no Canindé, no domingo, às 18h30. Antes, às 16h, o Cruzeiro joga contra o Náutico, em Recife.

O JOGO

O primeiro tempo teve um ritmo muito forte devido à pressão do Cruzeiro. Quem teve o primeiro trabalho foi o goleiro Fábio.

Com menos de um minuto, Corrêa deu bom passe para Luis Ricardo pela direita e ele chutou para o gol. O goleiro cruzeirense deu rebote e o jogador da Lusa chutou para fora.

Esperando por um erro do adversário, o Cruzeiro abriu o placar aos 5 min. Corrêa cabeceou para trás e Borges ficou com a bola. O atacante ganhou da marcação, invadiu a área e chuta para a meta de Lauro. A bola explodiu na trave direita e sobrou para Éverton Ribeiro, livre, marcar.

Sem deixar a Portuguesa respirar, o time de Marcelo Oliveira fez o segundo em um lance parecido com o primeiro. Aos 15 min, Ricardo Goulart arriscou de fora da área e a bola bateu no travessão. Na sobra, ninguém acompanhou Borges, que anotou mais um.

A Portuguesa tentou reagir com Souza aos 22 min. Ele chutou de fora da área e a bola explodiu no travessão.

Aos 27 min, Borges cruzou rasteiro pela direita, Willian ficou à frente da marcação e deu um toque para a meta de Lauro, fazendo o terceiro.

O quarto saiu dois minutos depois. Em três tentativas, Borges concluiu dentro da pequena área, marcando seu segundo na partida.

Com uma fraca marcação, a Lusa ameaçava nas jogadas de bolas paradas, mas o Cruzeiro estava bem armado.

A segunda etapa foi morna. Nenhuma grande chance criada, apesar de ser sido o time paulista que criou mais oportunidades de gols.

O grande lance foi uma defesa de Fábio. Aos 21 min, Moisés chegou pela esquerda, driblou Dedé e chutou. O goleiro do Cruzeiro evitou o gol da Lusa com o pé.

A equipe mineira tocava bem a bola, mas não chegava com objetivo ao ataque. Marcelo Oliveira, com o largo placar, poupou alguns jogadores. Borges, Willian e Éverton Ribeiro deixaram o jogo para as entradas de Dagoberto, Vinícius Araújo e Lucca.

Wanderson, Bergson e Cañete entraram no time do Canindé para as saídas de Ferdinando, Souza e Gilberto.

A Portuguesa fechou os espaços para o adversário, não ficou exposta e nem foi tão ameaçada. Porém, não conseguiu diminuir o placar.


Endereço da página:

Links no texto: