Folha de S. Paulo


De olho no centenário, Palmeiras prepara estreia nos cinemas

O encontro do Palmeiras com os cinemas será como uma típica reunião entre familiares italianos. Histórias para rir, momentos para rever e cornetar e a promessa de emoção até ao mais frio descendente da colônia.

Assim avaliam produtores de três dos seis filmes que terão como mote a história do clube em seu centenário.

A estratégia de entrar nas salas de cinemas já foi utilizada pelos rivais Corinthians, Santos e São Paulo, mas faltavam o Palmeiras investir.

Estão previstos o lançamento de cinco filmes até o aniversário, em 26 de agosto, e mais um após esta data.

LARGADA

O pontapé inicial foi dado na semana passada com a exibição de "Primeiro Tempo", dirigido por Rogério Zagallo, no shopping Bourbon, área vizinha à sede do clube.

O documentário narra o último jogo oficial no Parque Antarctica, em 2010, antes do início da reforma da arena. Ídolos como Ademir da Guia, Oberdan, Marcos e Evair dão depoimentos sobre o estádio.

Divulgação Canal Azul
O diretor Mauro Beting (esq.) colhe depoimento do ex-jogador Zinho
O diretor Mauro Beting (esq.) colhe depoimento do ex-jogador Zinho

Já está em produção o "Segundo Tempo", que irá mostrar a reforma e o primeiro jogo no local. O lançamento depende da arena, que deve ser inaugurada no início de 2014.

Esses filmes são da produtora Oka Comunicações e não terão exibição nos cinemas.

O próximo lançamento será de o "Santo Marcos", da produtora Contém Conteúdo, agendado para chegar aos cinemas já agora em outubro. O filme inclui até a história do namoro entre o goleiro e o Corinthians, em 2005.

Outros três filmes com foco nas conquistas alviverdes estão em produção. A direção está a cargo da dupla Mauro Beting e Jaime Queiroz sob produção da Canal Azul.

O primeiro filme é "12 de Junho de 1993", sobre o fim do tabu de 16 anos sem títulos. Talvez a grande surpresa para o torcedor será o ver como foi o reencontro entre os campeões paulistas naquele ano diante do Corinthians.

Este documentário ainda registrou fragmentos do Estadual de 1974, com cenas inéditas de Ademir da Guia e do técnico Oswaldo Brandão.

Para o aniversário de cem anos será lançado "O Campeão do Século", filme que contará a história do Palmeiras desde a sua fundação.

Por fim, já para 2015, será lançado a "Conquista da América", sobre o título da Libertadores de 1999.

Os filmes, segundo Ricardo Aidar, produtor-executivo da Canal Azul, "mostram o DNA do clube. É uma macarronada italiana. É a família que se reúne para ver o time, corneta, chora, xinga".

RETORNO

O Palmeiras prevê retornos significativos, embora nem todos os longas estarão nos cinema. Mesma visão tem as produtoras "Até os filmes do Pelé tiveram pouca bilheteria. O torcedor gosta de itens para colecionar", disse Aidar.


Endereço da página: