Folha de S. Paulo


Ponte Preta vence o seu primeiro jogo internacional em 113 anos

Na primeira partida oficial contra um time do exterior em 113 anos de história, a Ponte Preta fez a festa de 14,7 mil torcedores que compareceram ao estádio Moisés Lucarelli e venceu por 2 a 0 o Deportivo Pasto, da Colômbia, pela Copa Sul-Americana.

Para encher o Majestoso, a diretoria do alvinegro campineiro colocou 10 mil ingressos a R$ 2 (R$ 1 a meia-entrada) e contou com a presença de boa parte de seus 6.689 sócios-torcedores.

Foi o maior público do clube em casa em mais de cinco anos. Na final do Paulista de 2008, contra o Palmeiras, 19.111 pessoas assistiram no estádio à derrota por 1 a 0. No segundo jogo, em São Paulo, nova derrota --por 5 a 0-- e o vice-campeonato estadual.

Nelson Almeida/AFP
Jogadores da Ponte Preta festejam gol contra o Deportivo Pasto
Jogadores da Ponte Preta festejam gol contra o Deportivo Pasto

A Ponte Preta tentou começar seu primeiro jogo internacional oficial pressionando, mas parou na catimba e nas faltas do time colombiano.

Foi a partir de uma falta que a equipe abriu o placar. Após Fellipe Bastos chutar com força da intermediária e o goleiro Alvarez dar rebote, o lateral esquerdo Uendel marcou aos 30 min do primeiro tempo.

O jogo foi mais aberto no segundo tempo, com bola no travessão e chance dos dois lados, mas parecia caminhar para uma vitória simples quando Fellipe Bastos, de novo de falta, ampliou já nos acréscimos.

"O torcedor está de parabéns pelo que fez hoje, desde a chegada do ônibus até o fim do jogo", disse o jogador. "A gente sabia da importância desse jogo. 1 a 0 já estava bom, mas 2 a 0 foi excelente."

Agora, a Ponte pode empatar ou perder por até dois gols de diferença --desde que faça pelo menos um-- para avançar à terceira fase da competição, que dá acesso à tão sonhada Libertadores.

"Temos uma torcida apaixonada. Já ganhei muitos títulos na vida e sei o que isso significa", disse o técnico Jorginho após o jogo. "Eu sei o quanto é importante ganhar esse título para a torcida. É o time mais antigo do país e não tem esse sabor."

O jogo de volta, em Pasto (a 2.500 metros acima do nível do mar), vai ser em 22 de outubro. Até lá, a Ponte voltará à realidade de brigar contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro --ocupa o 19º lugar, com 19 pontos.

No sábado, às 21h, o time vai até o Rio enfrentar o vice-líder Botafogo, no Maracanã.

LIBERTAD VENCE SPORT

O Sport perdeu o jogo de ida fora de casa para o Libertad por 2 a 0.

No Paraguai, a equipe brasileira levou gols de Pedro Benítez e Gustavo Gómez.

A Ilha do Retiro receberá o jogo de volta no dia 23 de outubro, quando o Sport tentará reverter a desvantagem.


Endereço da página: