Folha de S. Paulo


São Paulo estreia na Sul-Americana com apenas 4 titulares campeões em 2012

O São Paulo começa hoje a busca do bicampeonato da Copa Sul-Americana contra o Universidad Católica, às 21h50, no Morumbi, com apenas quatro atletas titulares remanescentes da conquista do torneio em 2012.

Rogério Ceni, Paulo Miranda, Rafael Tolói e Wellington estiveram na vitória em casa contra o Tigre por 2 a 0, em dezembro passado, na partida finalizada sem o segundo tempo. E, nesta quinta-feira, são os únicos entre os 11 titulares escalados por Muricy Ramalho.

Em 2012, a equipe era comandada por Ney Franco e ocupava a 6ª posição no Campeonato Brasileiro quando estreou na competição. Foram oito jogos até a decisão.

Neste ano, o São Paulo começa o torneio amargando a 15ª posição no Nacional e saindo de um longo período na zona de rebaixamento.

Até a final, serão seis partidas. Como atual campeão, o time tricolor já começa nas oitavas.

As principais alterações em relação ao último anos foram na zaga e na lateral.

No ano passado, Rhodolfo e Rafael Tolói eram os titulares. O primeiro perdeu espaço e foi vendido para o Grêmio. O segundo ficou no banco de reservas em algumas partidas e agora faz dupla com Antônio Carlos, contratado junto ao Botafogo.

Com o afastamento de Cortez, Carleto ganhou a oportunidade de ser titular na lateral esquerda até se lesionar. Vindo do Sport, Reinaldo fez sua estreia no torneio nacional contra o Corinthians e consolidou-se na posição.

A principal baixa no elenco foi a venda de Lucas. Titular em todos os jogos da competição continental, o meia-atacante do Paris Saint-Germain tinha como companheiros Osvaldo e Luis Fabiano (Ademilson e Willian José também eram usados).

Nesta quinta, Paulo Miranda volta à zaga com a adoção do esquema 3-5-2 por Muricy.

Os volantes Wellington e Denilson eram titulares incontestáveis. Havia variações com Maicon, mas os dois eram os preferidos de Ney Franco.

Cícero (hoje no Santos) chegou a fazer o meio de campo com Jadson, que será poupado na estreia do torneio. O São Paulo de Muricy Ramalho tem a principal diferença neste setor com a entrada de Ganso. Na Sul-Americana de 2012, ele havia sido contratado há pouco tempo e se recuperava de lesão. Entrou em campo apenas nas duas semifinais, no segundo tempo.

O companheiro de ataque de Luis Fabiano ainda não está certo. Muricy tem feito testes com Welliton, a torcida tem pedido Aloísio e até o próprio Osvaldo, que não está em boa fase, entra durante o jogo.

Para o duelo de hoje, o técnico decidiu poupar Jadon, Rodrigo Caio e Welliton. Assim, a equipe paulista deve começar jogando com Rogério; Paulo Miranda, Rafael Tolói e Antônio Carlos; Douglas, Wellington, Maicon, Ganso e Reinaldo; Aloísio e Luis Fabiano.


Endereço da página:

Links no texto: