Folha de S. Paulo


FIA marca reunião com pilotos após Webber ser quase atropelado por pegar carona

Depois da carona que Fernando Alonso deu a Mark Webber assim que terminou o GP de Cingapura de F-1, neste domingo, não apenas rendeu reprimendas aos dois como também será discutida na próxima reunião da associação de pilotos, que acontecerá na sexta-feira que antecede o GP da Coreia, em duas semanas.

Após seu Red Bull parar na pista, Webber foi advertido pelos fiscais que trabalhavam no circuito de rua asiático que não deveria andar pela pista, nem pedir carona para outro piloto para voltar aos boxes.

Mas o australiano não obedeceu as ordens e recebeu uma reprimenda dos comissários depois da corrida. Como foi a terceira que levou nesta temporada, Webber automaticamente perderá dez lugares no grid de largada na corrida em Yeongam.

Já Alonso foi punido por quebrar o artigo 30.13 do código esportivo da F-1, que trata de "carros dirigindo desnecessariamente devagar, de maneira errática ou que possa ser perigosa a outras pessoas ou pilotos".

Depois da prova deste domingo, vencida por Sebastian Vettel, a assessoria de imprensa da FIA divulgou aos jornalistas presentes no circuito imagens do circuito interno às quais os comissários têm acesso para mostrar a gravidade do incidente.

Webber é quase atropelado ao tentar pegar a carona. E Alonso escapa de ser acertado por estar parado num ponto cego do circuito, no incidente que envolveu as Mercedes de Lewis Hamilton e Nico Rosberg.

Justamente por isso, a FIA irá debater o assunto com os pilotos na Coreia e vai recomendar que não repitam a atitude do ferrarista para evitar futuras punições.

A entidade também pretende relembrar que eles só podem andar na pista quando receberem autorização dos fiscais.

Ainda não está definido se serão impostas penas específicas para os pilotos que desrespeitarem as recomendações da FIA.


Endereço da página:

Links no texto: