Folha de S. Paulo


Eurocopa-2020 tem 32 países candidatos para receber jogos do torneio

Gianni Infantino, secretário-geral da Uefa, anunciou nesta sexta-feira que 32 países apresentaram candidaturas para a organização da Eurocopa-2020, que será disputada em 13 cidades europeias.

O comitê executivo da entidade designará por votação as 13 cidades, uma para cada país, em setembro de 2014.

"Estamos extremamente orgulhosos de ver o grande interesse, já que mais da metade das federações querem sediar partidas. A fase final será uma grande celebração do futebol para todo o continente europeu", disse o presidente da Uefa, Michel Platini.

Uma cidade receberá as semifinais e a final. Quatro receberão as quartas e três partidas da primeira fase. Outras oito terão um confronto das oitavas de final e três da fase de grupos.

As oitavas serão disputadas pela primeira vez na Eurocopa-2016, na França, a primeira com 24 equipes. A Eurocopa-2012 na Ucrânia e Polônia foi a última com 16 seleções, das quais oito passavam às quartas após a fase de grupos.

Candidaturas como a da Hungria com Budapeste, Suíça com a Basileia, Grécia com Atenas ou Alemanha com Munique já haviam sido divulgadas. Alguns países, como a Itália, com Roma e Milão, têm duas cidades como candidatas, mas poderá escolher apenas uma no final para sediar jogos.

Nikolay Doychinov-28.mar.2013/AFP
O francês Michel Platini, presidente da Uefa, durante uma entrevista
O francês Michel Platini, presidente da Uefa, durante uma entrevista

Endereço da página: