Folha de S. Paulo


Santos arranca empate no fim contra o Grêmio em Porto Alegre

Com um gol no fim da partida, o Santos arrancou um empate contra o Grêmio por 1 a 1 em Porto Alegre, nesta quarta-feira, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Os dois tentos do confronto foram marcados por jogadores que entraram no segundo tempo. O time da casa saiu na frente aos 27 min, com Elano. Mas, aos 39 min, Willian José empatou para os visitantes.

Veja vídeo

Foi a terceira partida consecutiva sem vitórias do clube paulista na competição --que perdeu para o Botafogo e Flamengo. Foi também o segundo jogo seguido em casa sem triunfo do Grêmio --no domingo, a equipe perdeu para o Atlético-MG.

Com o empate, o clube santista chegou aos 29 pontos, distante do G-4. Já o Grêmio foi a 38 pontos, garantindo sua posição entre os quatro melhores do Nacional.

No sábado, o Grêmio vai até Salvador para enfrentar o Vitória. No domingo, o Santos joga contra o Criciúma na Vila Belmiro.

Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio
O zagueiro Gabriel (esq.) disputa a bola pelo alto com o atacante Thiago Ribeiro
O zagueiro Gabriel (esq.) disputa a bola pelo alto com o atacante Thiago Ribeiro

O JOGO

As novidades santistas para a partida foram os retornos do volante Arouca e do meia Montillo. Suspenso, Cicinho ficou de fora.

Pelo lado gremista, Ramiro foi desfalque também por causa de suspensão por cartão. Souza e Kleber, que não atuaram contra o Atlético-MG, voltaram ao time. Além do meia Zé Roberto, após recuperar-se de contusão.

O Santos começou envolvendo o rival com toques de bola no setor ofensivo e chegou a levar perigo à meta de Dida em chutes de fora da área. O Grêmio tinha dificuldade para sair da defesa e foi dominado nos primeiros 15 minutos.

Aos poucos, porém, o clube gaúcho conseguiu acertar sua saída de bola e passou a arriscar mais jogadas de ataque, mas sem criar nada efetivo que ameaçasse o goleiro Aranha. Acuado, o Santos parou de tocar a bola e apostou no chutão e nas bolas longas.

Apenas na parte final da primeira etapa, a equipe santista conseguiu se reposicionar em campo e quase abriu o placar aos 40 min com o volante Alison, que recebeu passe de Thiago Ribeiro, invadiu a área, fintou dois marcadores e mandou a bola na junção da trave gremista.

No segundo tempo o duelo ficou mais movimentado, com as duas equipes acelerando as jogadas de ataque, mas ainda com dificuldades de finalizar a gol.

O técnico Renato Gaúcho desfez o esquema com três zagueiros aos 17 min ao colocar Elano na vaga de Bressan. Pouco tempo depois, Zé Roberto cansou e deu lugar ao chileno Eduardo Vargas. E o atacante deu resultado em sua primeira jogada.

Aos 27 min, Vargas puxou a marcação pela esquerda, passou por dois defensores com um gingado e abriu na direita para Elano, que chutou forte, no canto esquerdo alto de Aranha.

Após o gol, o técnico Claudinei Oliveira decidiu dar mais ofensividade à sua equipe e sacou o pouco participativo Montillo para a entrada de Willian José. Em seguida, Bruno Peres e Pedro Castro substituíram Galhardo e Alison, respectivamente.

As trocas deram certo e o Santos chegou ao empate aos 39min, com Willian José, que, de fora da área, acertou um chute no canto esquerdo após receber passe de cabeça de Thiago Ribeiro.

O jogo ganhou em emoção e, nos minutos finais, as duas equipes estiveram perto do gol da vitória, mas o duelo acabou empatado, frustrando os dois clubes.


Endereço da página:

Links no texto: