Folha de S. Paulo


Após doping, Natália volta à seleção feminina de vôlei para o Sul-Americano

A ponteira Natália está de volta à seleção feminina de vôlei. Após cumprir suspensão por doping, a atleta campeã olímpica em Londres-2012 participará do Sul-Americano que começa nesta quarta-feira, em Ica, no Peru.

"É uma coisa que acontece na vida de todo atleta. Não é uma coisa que a gente deseja, mas são uns tropecinhos que a gente dá e acabam nos ajudando a ficar mais atentos", disse a jogadora sobre o polêmico caso de doping.

Em março, Natália foi pega em exame antidoping com quantidade acima da permitida de prednisolona, substância presente em medicamentos para asma. A atleta cumpriu 30 dias de suspensão automática, mas foi absolvida em julgamento realizado pelo STJD em julho. O tribunal afirmou que o laboratório Ladetec havia se equivocado na análise.

No entanto, a procuradoria do tribunal entrou com recurso contra a decisão e um novo julgamento foi marcado para agosto, quando a atleta já treinava com a seleção brasileira para a disputa do Grand Prix.

Alexandre Arruda/Divulgação/CBV
Natália durante treino da seleção brasileira feminina de vôlei
Natália durante treino da seleção brasileira feminina de vôlei

A demora para a decisão final sobre o caso e a suspensão por mais 30 dias após o novo julgamento acabaram fazendo com que Natália tivesse de assistir de casa ao título da seleção brasileira na competição.

"Qualquer campeonato que a gente fique fora é ruim. Mas se eu não estava lá era porque não era para estar. Agora espero poder ajudar", afirmou.

O período longe das quadras acabou servindo para a atleta se recuperar completamente de uma lesão na canela que a incomodava desde 2011. Mas também acabou acirrando a briga por posições na equipe do técnico José Roberto Guimarães.

Apesar de contar com a confiança do treinador, as boas atuações de Fernanda Garay e da revelação Gabi no Grand Prix colocaram em dúvida a posição de Natália como titular absoluta da equipe.

Posição que a atleta espera recuperar com uma boa participação neste Sul-Americano.

FAVORITA

A seleção brasileira busca seu 18º título em 29 participação no Sul-Americano --nas outras 11 vezes que disputou o torneio ficou com a prata.

Com equipes de nível técnico bem inferior ao que a seleção costuma enfrentar, o time entra na competição com amplo favoritismo.

A primeira partida da seleção brasileira será nesta quarta-feira, às 17h, contra o Chile.


Endereço da página:

Links no texto: