Folha de S. Paulo


Neymar expõe adaptação rápida ao Barcelona

Neymar não estava brincando quando, logo na chegada ao Camp Nou, declarou que queria ser apenas mais um jogador do Barcelona.

Um mês e meio e seis partidas oficiais depois de desembarcar na Espanha, o atacante disputa hoje seu primeiro jogo de Liga dos Campeões, contra o Ajax, em casa, já parecendo uma legítima cria da equipe mais badalada dos últimos tempos.

As arrancadas e os dribles espetaculares que fizeram do camisa 11 a maior esperança brasileira para ganhar a Copa do Mundo de 2014 ainda estão lá, mesmo que de forma ainda um pouco tímida.

Mas o Neymar do Barcelona se destaca por ter aprendido rapidamente a jogar no estilo do clube que escolheu defender -recusou proposta financeiramente superior do arquirrival Real Madrid.

O "tiki taka", a troca de passes constantes e o controle total da posse de bola, que parecia incompatível com um atacante que estava acostumado a atuar de forma individualista no Santos, foi assimilada quase que instantaneamente pelo brasileiro.

Neymar já é o segundo atacante do Barcelona que mais passes dá para os companheiros. Segundo estatísticas do site "Who Scored?", o camisa 11 deu em média 38 toques nas quatro primeiras rodadas do Campeonato Espanhol.

E seu acerto nos passes é superior até ao de Messi: 88,8%, contra 84,2% do argentino. O atacante supera também Fàbregas, especialista no fundamento: 84,9%.

"A carreira de Neymar na Europa está apenas começando, mas parece que já é longa. É como se ele jogasse aqui há muitos anos", disse o técnico argentino Tata Martino.

Mas não é só com a bola nos pés que o brasileiro se destaca. Ele também se tornou peça fundamental na tradicional marcação sob pressão feita pelo Barcelona.

Nenhum dos seus companheiros de ataque interceptou tantos passes quanto ele neste início de temporada: 0,8 a cada partida, em média. Mérito para quem foi o jogador mais faltoso da Copa das Confederações, no último mês de junho, justamente por não saber exercer esse tipo de marcação.

"Estamos muito contentes com ele, está nos dando muitas alternativas, não só no ataque, mas também na defesa e recuperação de bolas", complementou o treinador.

Apesar de ter dito várias vezes que pretende ser só um coadjuvante de Messi, Neymar já tem seus primeiros momentos de protagonismo.

O brasileiro foi ovacionado pela torcida e pela imprensa espanhola após grande atuação na vitória por 3 a 2 sobre o Sevilla, sábado.

Em seis jogos oficiais com a camisa do Barcelona, Neymar soma um gol, o do título da Supercopa da Espanha, e duas assistências.


Endereço da página:

Links no texto: