Folha de S. Paulo


Cruzeiro pode igualar recorde do time campeão de 2003

O Cruzeiro pode alcançar outra marca significativa na próxima quarta-feira, quando enfrenta o Botafogo, seu maior rival na briga pelo título, no Mineirão, pela 22ª rodada do Brasileiro.

Com sete vitórias consecutivas, o time mineiro pode conquistar seu oitavo triunfo e igualar a marca estabelecida pelo próprio clube em 2003. Na oportunidade, a equipe conseguiu atingir a façanha de oito vitórias consecutivas em duas oportunidades.

De acordo com o Datafolha, Atlético-MG (2012), Corinthians (2011), São Paulo (2009 e 2007) e Santos (2003 e 2004) ficaram próximos de igualar a marca, mas pararam no sétimo triunfo.

"Aquele time de 2003 teve um desempenho impressionante e sempre será lembrado pelo torcedor. Nosso objetivo é conquistar o título como aquele time fez, porque números são muito bons para analisar o aproveitamento e mensurar se o planejamento vem sendo cumprido", disse o treinador do time mineiro, Marcelo Oliveira.

"Precisamos estar atentos a cada adversário e focados jogo a jogo. Um lance infeliz pode nos custar muito caro, por isso vamos pensar exclusivamente no jogo frente ao Botafogo. Lutaremos muito pela vitória e manutenção das nossas marcas".

Neste Brasileiro, o Cruzeiro já superou a campanha feita no primeiro turno da equipe campeã que era dirigida por Vanderlei Luxemburgo. O time encerrou a primeira metade do campeonato, com 70,2% de aproveitamento, contra 68,12% de 2003.

Hoje, o time mineiro tem aproveitamento de 73%. A equipe que tinha dentro de campo o comando do meia Alex (hoje no Coritiba) encerrou a competição com 72,5%.

O Cruzeiro tem sua principal força no setor ofensivo. O clube possui o melhor ataque do campeonato, com 45 gols marcados. O time é o que mais finaliza (16,8%) e que tem a melhor pontaria (42,9%) do torneio.

A equipe também defende a invencibilidade como mandante na competição. Em 11 jogos, são nove vitórias e dois empates.

O Cruzeiro lidera o Nacional com 46 pontos _quatro a mais do que o Botafogo, vice-líder.

Washington Alves - 1º.set.2013/Divulgação/Vipcomm
Jogadores do Cruzeiro festejam gol da equipe
Jogadores do Cruzeiro festejam gol da equipe

Endereço da página:

Links no texto: