Folha de S. Paulo


Botafogo faz gol no fim e derrota o Corinthians no Maracanã

Nos instantes finais do segundo tempo, o Botafogo encontrou um gol e venceu o Corinthians por 1 a 0 nesta quarta-feira, no Maracanã, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Com o resultado, os cariocas chegaram aos 39 pontos e se mantiveram na vice-liderança da competição. Já o time comandado por Tite estacionou nos 30 pontos, na quinta posição da tabela, e se afastou do G4 --o Atlético-PR, quarto colocado, tem 35 pontos.

O placar zerado até os 44 min do segundo tempo, quando Hyuri definiu o placar, refletiu um jogo de muita marcação e poucas chances de gols, principalmente na etapa inicial.

Depois do intervalo, a partida ganhou ritmo, e os goleiros dos dois lados foram mais exigidos. Cássio defendeu dois chutes perigosos de Edilson, mas não resistiu ao toque por cima de Hyuri.

Na próxima rodada, domingo, às 16h, o Corinthians recebe o Goiás no Pacaembu. Às 18h30, o Botafogo vai à Vila Belmiro enfrentar o Santos.

Veja vídeo

O JOGO

Marcação forte e poucas oportunidades de gol. Assim foi o primeiro tempo de Botafogo e Corinthians, no Maracanã.

As duas equipes encontraram muita dificuldade em ultrapassar a intermediária, mas os cariocas foram mais eficientes nesse sentido.

Os corintianos pouco incomodaram o goleiro Renan na etapa inicial. A melhor jogada, aos 5 min, saiu dos pés de Edenilson e teve toque de calcanhar de Romarinho para Emerson. O atacante, porém, bateu para fora.

Aos 16 min, Seedorf recebeu na grande área, tirou Cássio da jogada e chutou rasteiro. Paulo André, em cima da linha, impediu que os donos da casa inaugurassem o placar. Na sequência, o holandês ainda teve duas boas oportunidades de colocar o Botafogo na frente, mas desperdiçou.

Depois disso, o jogo ficou ainda mais truncado e sem fortes emoções até o intervalo.

A monotonia do primeiro tempo deu espaço para um reinício de partida bastante movimentado.

Logo aos 2 min, Douglas deixou Igor na cara do gol, no entanto, ele tentou tocar por cima de Renan e facilitou para o goleiro botafoguense.

Os donos da casa responderam aos 9 min, com uma jogada iniciada por Lodeiro, que arrancou do meio de campo e descolou bom passe para Rafael Marques. O camisa 20 desceu até a linha de fundo, driblou a marcação e chutou cruzado. A bola passou perto da trave direita.

Aos 20 min, duas finalizações de Edilson exigiram defesas complicadas do goleiro Cássio.

Na tentativa de melhorar a movimentação no ataque, Tite resolveu colocar Alexandre Pato --que estava nos Estados Unidos com a seleção brasileira-- no lugar de Romarinho. Faltou pouco para o camisa 7 abrir o placar, aos 31 min, numa cabeçada que tirou tinta da trave.

Quando o jogo caminhava para o empate, o Botafogo achou um gol, aos 44 min. Edilson fez ótimo passe para Hyuri, nas costas de Felipe. O jogador de 21 anos tocou por cima do goleiro Cássio e ajudou a equipe a conquistar os três pontos no Maracanã.


Endereço da página:

Links no texto: